12/07/2020 às 13:14

Ano letivo retorna nesta segunda (13) com aulas remotas

Presença dos estudantes será aferida pela realização de atividades escolares tanto no Google Sala de Aula como nos materiais impressos

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

Começa nesta segunda-feira (13) o retorno do ano letivo para os quase 460 mil estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal. Mas com uma importante diferença: as atividades escolares serão não presenciais. Cada estudante reinicia o ano letivo dentro de casa.

A partir de agora passa a ser obrigatória a participação no programa Escola em Casa DF, com aferição de presença dos alunos de acordo com a realização das atividades propostas pelos professores. Isso vale  tanto na plataforma Google Sala de Aula como nos materiais impressos. 

Foto: Secretaria de Educação/Divulgação

O retorno letivo não presencial acontece após a ampliação do período de acolhimento aos estudantes feita pelo secretário de Educação, Leandro Cruz – que considerou a proposta dos professores. Desde o dia 22 de junho, escolas e unidades parceiras que atuam na educação infantil se mobilizaram para incentivar e orientar os estudantes sobre o Escola em Casa DF.

Durante o período de acolhimento, já foram cadastrados na plataforma virtual que faz parte do Escola em Casa DF mais de 470 mil estudantes e 72 mil profissionais. O último balanço da Secretaria de Educação registra 2.523.711 acessos – com 600.159 posts de professores e 32.167 de estudantes.

“A partir desta segunda-feira, iniciamos um novo patamar, agora com a presença obrigatória. Nessa nova fase, continuaremos garantindo que o conteúdo pedagógico chegue a cada estudante”, ressalta o secretário de Educação, Leandro Cruz. 

“Embora separados fisicamente, vamos juntos, toda comunidade educacional do Distrito Federal, garantir o prosseguimento do processo de educação dos nossos alunos. Vamos enfrentar esse desafio unidos, em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade no Distrito Federal”, destaca.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Durante o acolhimento, os alunos puderam se ambientar à novidade, tirar dúvidas e escolher uma das opções mediadas ofertadas: pela internet, por meio da plataforma Google Sala de Aula; ou conteúdos impressos distribuídos pelas escolas. 

A partir do retorno do ano letivo não presencial, seja qual for a escolha do aluno, os conteúdos das aulas serão ministrados no mesmo ritmo, obedecendo a uma agenda única.

 Como acessar
Por meio da plataforma Google Sala de Aula, os estudantes poderão ter acesso à mais inovadora ferramenta de interação entre professores e estudantes – além de todo o conteúdo pedagógico elaborado pelas escolas.

A conexão à plataforma é fácil e intuitiva. Para entrar nas salas virtuais do Google Sala de Aula. o estudante precisa primeiro entrar neste endereço e criar um e-mail com o @estudante. O endereço eletrônico de cada estudante é gerado com o seu primeiro nome + o código do aluno (disponível o Boletim Escolar).

Além do e-mail é necessário gerar o token (senha para o primeiro acesso). Dentro da plataforma as turmas virtuais já estarão criadas. Caso o estudante tenha dificuldades de encontrar as turmas, basta entrar em contato com as escolas – que divulgarão o código de acesso para cada turma.


Aplicativo gratuito
Quando o ano letivo reiniciar de maneira não presencial, os estudantes também poderão ter acesso ao aplicativo do Escola em Casa DF, criado pela Secretaria de Educação em parceria com o Laboratório Avançado de Pesquisa, Produção e Inovação em Software (Lappis), da Universidade de Brasília (UnB). O aplicativo, que vai viabilizar o acesso da comunidade escolar ao programa, estará disponível nos próximos dias para o Android na PlayStore e, em breve, para IOS.

* Com informações da Secretaria de Educação/DF