13/07/2020 às 14:20, atualizado em 14/07/2020 às 16:13

Novo viaduto em Sobradinho vai melhorar o trânsito

Com aporte de R$ 34 milhões, obra será erguida próximo à Quadra 2 e beneficiará, diariamente, 45 mil condutores

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Atenção moradores de Sobradinho e região: o trânsito da cidade vai fluir ainda mais com a construção de um novo viaduto no acesso à cidade pela BR-020, próximo à Quadra 2, em uma das entradas da Região Administrativa (RA).

Apelidado de viaduto do Comper – pela proximidade com o supermercado – a obra viária está com projeto pronto e deve ser licitada ainda em julho. A previsão é que as obras comecem em setembro. 

Essa intervenção viária trará alívio aos mais de 45 mil condutores que trafegam diariamente no local, além de oferecer mais uma opção de acesso a Sobradinho. Atualmente, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), responsável pela obra, está em fase final de captação de recursos. O valor a ser investido no viaduto é de R$ 34 milhões incluindo toda a estrutura viária, serviço de terraplenagem, encabeçamento entre outros.  

“Este viaduto é para resolver de vez o trânsito ali naquela região. Ele é uma das nossas prioridades e a intenção é começar a obra ainda este ano. Aquele acesso a Sobradinho é complicado porque tem muita interferência no trânsito nos dois lados, tanto no sentido de Planaltina como no sentido de Sobradinho”, explica o superintendente de obras do DER/DF, Cristiano Cavalcante. 

O viaduto de Sobradinho é um dos cinco que o Governo do Distrito Federal vai erguer para resolver ou aliviar o fluxo de veículos em pontos de tráfego intensos nas cidades do DF. Além deste na região administrativa, outros quatro serão construídos no Recanto das Emas, Paranoá, Itapoã, Riacho Fundo e Jardim Botânico. Acesse este link para saber sobre as outras obras. 

Ciclovia 

A chegada do viaduto será acompanhada de outra importante intervenção. Como trabalhar a mobilidade e integrar diferentes meios de transporte é uma das missões do governo local, o viaduto também ganhará uma ciclovia a pedido do governador Ibaneis Rocha.

A ciclovia que vai cruzar o viaduto do Comper, em Sobradinho, terá uma extensão de 25 km entre Planaltina e Sobradinho. Ela terá início na Avenida Independência, em Planaltina, e vai terminar no Balão do Colorado, percorrendo o Complexo Viário Joaquim Roriz.

Embora venha para integrar toda a mobilidade da região, a ciclovia será licitada a partir de um projeto diferente do viaduto. Ela fará parte do projeto de ampliação das faixas de rolamento entre Sobradinho e Planaltina. Nos dois sentidos, será pavimentada uma nova faixa de rolamento. 

A ciclovia terá início na Avenida Independência, em Planaltina, sendo construída nesse lado da pista até a primeira passarela no sentido Planaltina-Sobradinho. Lá, passa ao sentido de quem vai para Sobradinho até a Quadra 2, no futuro viaduto do Comper. Desse ponto até o condomínio Império dos Nobres, a ciclovia será erguida nos dois sentidos da pista; e, do condomínio até o Balão do Colorado, volta para o lado do sentido Sobradinho. Ao longo do percurso, haverá essas alterações e as mudanças serão feitas com passarelas, semelhante ao que ocorre na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).