13/07/2020 às 16:57, atualizado em 13/07/2020 às 17:03

Profissionais do Hospital de Santa Maria ganham mudas de plantas

Doação foi feita por meio do projeto Plantando Sorrisos, desenvolvido pela Novacap

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Mudas de diversas espécies compuseram o lote de plantas doadas| Foto: Divulgação / Iges-DF

 

Nesta segunda-feira (13), profissionais que atuam no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) receberam 350 mudas de plantas doadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A homenagem faz parte do projeto Plantando Sorrisos. Entre as espécies doadas, havia exemplares de gravatinha (clorofito), cravo-anão, gerânio, érica-roxa e perpétua.

“Agradecemos pela iniciativa da Novacap, que doou essas plantas em reconhecimento ao trabalho incansável dos nossos profissionais para salvar vidas”, destacou o superintendente operacional do HRSM, Ubiraci Nogueira.

Referência regional

Referência no atendimento a casos de Covid-19, o HRSM possui a maior parte de leitos abertos pelo Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do DF (Iges-DF). Primeiramente, foram entregues 40 leitos de UTI com ventiladores, no quinto andar, adquiridos com recursos do próprio hospital.

Depois, também com verba do hospital, mais 36 leitos foram abertos –20 de cuidados intermediários com respiradores e 16 de retaguarda, com oxigênio. Esses novos leitos estão em uma parte do ambulatório, numa área isolada para funcionar como pronto-socorro para pacientes de Covid-19.

Posteriormente, foram contratados 50 leitos de UTI com respiradores que são operados pela empresa Domed. Há, ainda, 45 leitos de enfermaria em pleno funcionamento, igualmente abertos com recursos próprios.

* Com informações do Iges-DF