13/07/2020 às 14:24, atualizado em 13/07/2020 às 17:32

UBS 9 ganha estrutura para pacientes com sintomas gripais

Unidade também recebeu diversas melhorias nas áreas externas e internas

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Em meio à pandemia do novo coronavírus, os serviços de saúde precisaram se adequar à nova realidade. Dentro desse contexto, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 9 de São Sebastião alterou o fluxo de atendimento e os pacientes com sintomas gripais que chegam na UBS são atendidos em uma área coberta, ampla, ventilada e exclusiva para esse atendimento.

“A adequação do espaço foi possível com o contrato de manutenção predial ativo na Região de Saúde Leste. Adequamos a UBS para atender o paciente que chega com quadro respiratório em separado do paciente com outros sintomas”, explica a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Bevilaqua.

Foram feitas adequações na área externa, com adequação das calçadas, facilitando o acesso à unidade para os usuários com mobilidade reduzida. A UBS recebeu pintura e adequação na farmácia para organização do serviço a fim de incluir a dispensação de psicotrópico. As obras duraram 45 dias. 

Uma sala multiuso foi instalada ao lado da cobertura com espaço para vacinação, medicação e acolhimento. Para a gerente da UBS 9, Augusta Viviane, as adequações contribuem para o trabalho do servidor e para melhor receber os pacientes, uma vez que houve um aumento significativo no fluxo de atendimento durante a pandemia. “Ainda estamos em processo de estruturação desses e de outros serviços no local para melhor acolher nossos usuários nesse novo espaço”, explica.

Atendimentos

São Sebastião possui 17 UBSs, sendo que 13 são compostas por 25 equipes de estratégia de saúde da família. As equipes atendem aproximadamente 86 mil moradores da região.

Em média, a Unidade Básica de Saúde 9 faz 200 atendimentos diários em diversos serviços como: vacina, consultas agendadas, demanda espontânea, curativo, medicação, teste rápido (sífilis, hepatite, HIV, dengue e covid-19), glicemia capilar, marcação de exames, cadastramento domiciliar e individual, e orientação em saúde.

*Com informações da Região de Saúde Leste