16/07/2020 às 16:11, atualizado em 16/07/2020 às 16:19

Centros olímpicos e paralímpicos preparam retomada

Reinício dos trabalhos será norteado por protocolo de segurança contra o coronavírus

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Cerca de 200 profissionais já passam por treinamento para a retomada | Foto: Secretaria de Esporte e Lazer

As atividades dos centros olímpicos e paralímpicos (COPs) devem retomar as atividades em breve. Mesmo sem uma previsão de início das aulas, os locais podem reabrir as portas de maneira gradual nas próximas semanas. Isso é o que estabelece o protocolo de segurança contra o coronavírus e elaborado pela Fundação Assis Chateaubriand (FAC) e entregue à Secretaria de Esporte e Lazer. As duas instituições são parceiras na gestão pedagógica de sete unidades esportivas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A proposta da FAC para o protocolo dos centros olímpicos e paralímpicos é de que a retomada seja gradativa: inicialmente com atividades para alunos de 12 a 59 anos, com exceção daqueles com comorbidades, grupos de risco e pessoas com deficiência. A sugestão é de que as modalidades esportivas coletivas fiquem temporariamente suspensas, até que a situação de saúde pública esteja mais controlada, de maneira que as aulas sejam adaptadas à nova realidade.

Cerca de 200 profissionais, entre professores e demais membros da equipe pedagógica da FAC, já passam por treinamento para que a retomada do trabalho seja feita de forma segura. A preparação teve início nesta semana por meio de aulas virtuais, com abordagem de conteúdos que envolvem informações gerais sobre Covid-19, formas de contágio, sintomas, uso correto de máscaras protetivas, cuidados preventivos, exercícios de reflexão e questões emocionais, entre outros temas.

“Esses espaços [COPs] são um instrumento de saúde, principalmente neste momento de pandemia. Encaminhamos essa sugestão de protocolo para o Governo do Distrito Federal, para que a gente possa retomar com segurança, como todas as outras atividades que a gente tem retomado aqui no DF. Acreditamos que até a próxima semana o governo dê a possibilidade de a gente reabrir os COPs”, avalia a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão.

* Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer