17/07/2020 às 18:08, atualizado em 17/07/2020 às 19:25

GDF Presente recolhe 150 toneladas de lixo no Polo de Cinema

Varjão teve as canaletas de águas pluviais limpas

Por Rosi Araújo, da Agência Brasília | Edição: Carolina Jardon

Em menos de um mês, o Polo Norte do GDF Presente retornou ao Polo de Cinema, localizado em Sobradinho, para limpar novamente a área. Em apenas um dia de trabalho foram recolhidas 150 toneladas de entulhos.

As pessoas não respeitam o Meio Ambiente e acham que não são responsáveis pelos seus resíduos. Mas o governo já está trabalhando na solução”, afirmou o coordenador do Polo, Ronaldo Alves.

Os problemas ocasionados por esses lixões irregulares são inúmeros: desde proliferação de animais peçonhentos até criadouros do mosquito Aedes Aegypti – que pode transmitir dengue, chikungunya, febre amarela e Zika. O coordenador de uma comunidade terapêutica próximo ao Polo de Cinema Darley César de Jesus Cantilo, 49 anos, conta que a administração limpa a área mas, no outro dia, o lixo volta. “É um problema, as pessoas jogam mesmo.”, afirmou.

“Vamos fechar a área e resolver definitivamente o problema. Nossa área técnica, Novacap e GDF Presente estão estudando a melhor forma de transformar a área”, informou capitão Nascimento, administrador da região. 

Faxina no Varjão 

O Polo Central Adjacente 1 chegou ao Varjão nesta sexta-feira (17). No cronograma de atividades estão: desobstrução de boca de lobo, limpeza nas vias e áreas públicas, tapa-buracos, podas de árvores e pintura das faixas de pedestre pelo Detran-DF. Também haverá trabalho preventivo: remoção diária da sujeira das canaletas de águas pluviais, mesmo faltando ainda cerca de dois meses ou mais para o próximo período chuvoso no DF. 

Segundo o diretor de Obras da administração, Lúcio Ramella Cezza, o Varjão está localizado na base de um morro e quando chove as águas escorrem aumentando o risco de alagamento é grande se as canaletas e bocas de lobo estiverem sujas. “Infelizmente o que mais encontramos nesse trabalho, delicado e manual, é o lixo que a população insiste em jogar na rua”, afirmou o diretor de Obras.

Mais de 190 toneladas de lixo foram recolhidos das ruas nas últimas três semanas e com a presença do polo na cidade a expectativa é aumentar essa quantidade. O administrador da cidade, Lúcio Rogério Gomes, informou que todos estão atentos as necessidades da população e trabalham antecipadamente para evitar transtornos. 

“Estamos fazendo nossa parte. Indo além, de forma educativa em conjunto com os líderes comunitários, mudaremos a cultura da população no Varjão com relação ao lixo. Vamos conscientizar sobre a maneira adequada de descartar”, afirmou o gestor.

Até a próxima 

Ao completar 15 anos nesta semana, o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) está de cara nova depois da passagem das equipes do GDF Presente pela cidade. Mais limpa, sinalizada, com árvores podadas e mais segura após instalação de iluminação de LED e câmeras de monitoramento.

Foram usadas oito toneladas de asfalto na operação tapa-buraco, 31 metros lineares de recuperação de meios-fios e mais 2.150 metros de pintura, instalação de placas de sinalização vertical na Feira dos Importados, desinfecção de 21 abrigos, poda de árvores e sinalização horizontal de estacionamentos do Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte e, também, o balão na entrada da cidade ganhou muda de flores da Novacap para dar boas-vindas aos visitantes. 

“Conseguimos atender toda as demandas que planejamos. O Polo e a parceria com Detran-DF, Novacap e SLU foram essenciais”, comemorou a administradora do SIA, Luana Machado.