17/07/2020 às 16:48, atualizado em 18/07/2020 às 09:19

Governo investe R$ 3 milhões na estrutura do Iges-DF

Em pouco mais de um ano, nova gestão ampliou atendimento e melhorou serviços prestados à população em seis UPAs

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Aporte orçamentário garantiu melhorias na estrutura das unidades de saúde do Distrito Federal | Foto: Iges-DF

Graças ao orçamento do GDF para o setor e aos esforços operacionais da Secretaria de Saúde, em pouco mais de um ano o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) pôde investir R$ 3 milhões em estrutura física, tecnologia da informação, engenharia clínica, laboratório e readequação dos espaços das unidades de pronto atendimento (UPAs) desde que elas passaram a ser geridas pelo instituto. Também foram contratados 868 profissionais de saúde, entre médicos (159), enfermeiros (165), técnicos de enfermagem (301), técnicos de laboratório (51) e servidores das áreas administrativas (192), bem como regularizados os estoques de medicamentos e insumos nas seis unidades do DF.

[Olho texto=”“Mesmo com a pandemia, os investimentos previstos foram e continuam sendo realizados”” assinatura=”Sergio Costa, diretor-presidente do Iges-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

Todas essas ações transformaram completamente as UPAs e atendem plenamente às determinações do Ministério da Saúde. Com a nova gestão foi possível aumentar a quantidade de atendimentos aos pacientes e melhorar os serviços prestados à população, oferecendo mais conforto e reduzindo o tempo de espera. Os profissionais de saúde passaram a trabalhar com mais segurança e organização dentro dessas unidades.

Tantas mudanças não passam despercebidas para os pacientes que utilizam as UPAs. Passadeira de roupa e confeiteira, Claudia Marques esteve com o marido Estevam dos Santos na UPA de Sobradinho e faz questão de dizer como foram bem atendidos. “Estevam, com antecedentes cardíacos, estava com muitas dores abdominais. Não demorou nem 40 minutos e ele foi atendido pelo médico, fez os exames e fomos pra casa com ele já medicado. Era uma intoxicação alimentar”, conta.

Elogios também foram feitos para a equipe do Núcleo Bandeirante. Fabíola de Macedo e o marido Alex Godinho estavam com Covid-19. Ela em casa, em isolamento, e ele internado em situação grave. Ela conta, emocionadamente, que recebeu toda atenção da equipe da UPA. Com informações diárias sobre a saúde de Alex e palavras de apoio. “Um suporte emocional mesmo”, faz questão de ressaltar Fabíola.

E quando Alex foi transferido para o hospital de campanha do Mané Garrincha, onde precisou ser intubado, os profissionais de saúde permitiram que ele ligasse para a mulher e falasse com ela antes do procedimento. Fabíola diz não ter palavras para agradecer e fica emocionada ao lembrar de toda a atenção que recebeu. Ainda mais feliz porque Alex agora está bem, em casa.

Megaestrutura

Todas as UPAS do Distrito Federal têm Sistema de Emergência Móvel de Brasília, a UTI-Vida, diagnóstico com laudos dos exames impressos para pacientes, o que permite aos médicos visualizar resultados por meio de links disponíveis em plataforma online. Também dispõem de empresa de jardinagem, limpeza e desinfecção. Contam também com o projeto Humanizar, de apoio para receber pacientes e seus familiares.

Em reação à pandemia causada pelo coronavírus, o Iges-DF fez investimentos emergenciais nas seis UPAs sob sua administração. Só em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Sobradinho, Ceilândia, São Sebastião e Núcleo Bandeirante os recursos empregados são superiores a R$ 59 milhões. Foram contratadas equipes multiprofissionais paa atuação exclusiva nessas unidades.

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Diretor-presidente do Iges-DF, Sergio Costa ressalta que “todas as reestruturações feitas nas UPAS estavam dentro do planejamento e da proposta inicial do instituto ao assumir a gestão das unidades”. “Mesmo com a pandemia, os investimentos previstos foram e continuam sendo realizados. Agora, com foco na urgência que a Covid-19 requer, mas sem descuidar, em nada, das outras áreas de atendimento, igualmente importantes”, destacou o gestor.

A superintendente de Atenção Pré-Hospitalar, Nadja Carvalho, considera que “os investimentos foram de extrema importância na melhoria e humanização do atendimento ao usuário da saúde do SUS [Sistema Único de Saúde]”. “E estão sendo fundamentais nas condições de trabalho dos profissionais dessas unidades”, observa Nadja.

Tendas

Todas as UPAs do Distrito Federal receberam tendas climatizadas, com sala de triagem, consultório médico, 10 leitos de hidratação venosa e equipes médicas. Essas tendas foram instaladas para atender os pacientes com suspeita de dengue.

Com o coronavírus, essas tendas foram adequadas para atendimento exclusivo aos pacientes com sintomas respiratórios, evitando o contato com os demais pacientes da UPA. As tendas das UPAs já atenderam mais de 18 mil pacientes com suspeita de Covid-19.

Serviço de Atendimento Médico de Urgência foi aperfeiçoado para atender melhor a população | Foto: Iges-DF

Resumo das melhorias realizadas nas seis UPAs do Distrito Federal:

CEILÂNDIA

Profissionais contratados – 198.  Sendo 33 médicos, 34 enfermeiros e 82 técnicos em enfermagem.

Estrutura Física – Revitalização do sistema hidráulico, troca de piso, reforma dos banheiros, impermeabilização do telhado, grades de proteção, substituição dos vidros das janelas e dos armários, substituição das lâmpadas por outras de LED, instalação de 22 aparelhos de ar condicionado e limpeza dos já existentes. Nova sinalização. Aquisição de poltronas acolchoadas e nova rouparia para pacientes; aquisição de gasômetro e de novas cadeiras de banho.

Tecnologia da Informação – Implantação de prontuários eletrônico, informatização do atendimento aos pacientes com painéis eletrônicos em todos os setores, inclusive na gestão dos estoques e laboratórios.

Engenharia Clínica – Disponibilidade de todos os equipamentos médicos necessários, com calibração e manutenção corretiva e preventiva; aquisição de duas bombas de infusão para a sala vermelha, um cardioversor e três ventiladores para a sala vermelha, e ainda oxímetros, eletrocardiográficos, aparelhos de pressão, ventiladores pulmonares, laringoscópios, bombas de infusão e macas e monitores.

Farmácia – Distribuição e abastecimentos de diversos materiais médico-hospitalares e medicamentos.

Laboratório – Aquisição de equipamentos laboratoriais como aparelho de Troponina, que são marcadores cardíacos para verificação de infarto, e reestruturação do laboratório.

RECANTO AS EMAS

Profissionais contratados – 113. Destes, 24 médicos, 19 enfermeiros e 33 técnicos de enfermagem.

Estrutura Física – Pintura de toda a área externa, reparos nos pisos, manutenção elétrica e hidráulica, substituição de 22 aparelhos de ar condicionado, dedetização e desratização, poda do gramado.

Tecnologia da Informação – Implantação do novo sistema de gerenciamento de prontuário eletrônico e adoção de novo protocolo de classificação via online.

Engenharia Clínica – Disponibilidade de todos os equipamentos médicos existentes, realizando calibrações, manutenções corretivas e preventivas, recebimento de 10 bombas de infusão, três respiradores, conserto de cinco monitores multiparamétricos, oxímetros, eletrocardiógrafos, aparelhos de pressão, ventiladores pulmonares, laringoscópios, bombas de infusão e macas.

Farmácia – Distribuição e abastecimento de diversos materiais médico-hospitalares e medicamentos.

Laboratório – Aquisição de equipamentos de laboratório, inclusive um aparelho de troponina.

Os espaços dessa UPA foram readequados conforme portaria do Ministério da Saúde. Foram estruturados um leito de isolamento e mais uma sala de acolhimento.

SÃO SEBASTIÃO

Recursos Humanos – Foram contratados 140 profissionais. Destes, 27 são médicos, 33 enfermeiros, 39 técnicos de enfermagem e oito técnicos de laboratório.

Estrutura Física – Realizadas pinturas nas paredes, fachadas e alambrados; serviço de serralheria para consertos de portas, janelas, barras dos banheiros; completa reforma no sistema elétrico com substituição das lâmpadas por LED, instalação de ar condicionado no necrotério, substituição de 22 aparelhos de ar-condicionado.

Tecnologia da Informação – Instalação do sistema MV Soul, com novo prontuário eletrônico; informatização de todo atendimento junto aos pacientes com painéis eletrônicos em todos os setores, gestão informatizada de estoque e laboratório, implantação de novo sistema MVGE para gestão de qualidade.

Engenharia Clínica – Disponibilidade de todos os equipamentos médicos existentes na UPA com calibração, manutenção corretiva e preventiva. Fornecimento de equipamentos como oxímetros, eletrocardiógrafos, aparelhos de pressão, ventiladores pulmonares, laringoscópios, bombas de infusão, macas, monitores multiparamétricos.

Farmácia – Distribuição e abastecimento de diversos materiais médicos hospitalares e medicamentos antes inexistentes nas unidades.

Laboratório – Aquisição de equipamento para a realização de exame de Troponina, melhorando o atendimento aos cardíacos. Aquisição de Uriscan para a realização de leitura de exame de urina.

SAMAMBAIA

Recursos humanos – Foram contratados 137 profissionais, sendo 19 médicos, 23 enfermeiros, 53 técnicos de enfermagem e 8 técnicos de laboratório.

Estrutura Física – Troca do piso do vestiário feminino e do banheiro do laboratório; e abertura do quarto de isolamento, reparos em todo sistema hidráulico, substituição lâmpadas por LEDs e readequação do sistema de eletricidade; instalação de 22 aparelhos de ar condicionado, reformulação do necrotério;  adequação da ala infantil com leito especial, adequação dos consultórios com disponibilização de cinco consultórios e dois de classificação de risco; análise da qualidade da água; troca de todos os colchões da ala vermelha; reformulação dos espaços de radiologia; parceria com o Batalhão da Polícia Militar para policiamento na unidade; troca das poltronas para medicamentos e poltronas dos acompanhantes.

Tecnologia da Informação – Substituição de todos os computadores, otimizando a rede de dados e internet; controle diário da qualidade dos equipamentos; implantação do sistema MV soul, novo prontuário eletrônico; informatização de todo atendimento aos pacientes com painéis eletrônicos em todos os setores incluindo gestão de estoques e laboratórios; implantação do MVGE, ferramenta de gestão de qualidade.

Engenharia Clínica – Conserto de quatro camas hospitalar elétrica, de sete monitores multiparamétricos e de duas bombas de infusão; fornecimento de todos os equipamentos médicos necessários na UPA como oxímetros, eletrocardiógrafos, aparelhos de pressão, ventiladores pulmonares, laringoscópios, bombas de infusão.

Farmácia – Distribuição e abastecimento de materiais médico-hospitalares e medicamentos.

Laboratório – Reestruturação do laboratório com melhor aproveitamento do espaço, aquisição de aparelhos de exames, inclusive o de troponina.

A UPA passou ainda por readequação dos espaços internos para atender a uma portaria do Ministério da Saúde. Foram reativados mais três leitos para observação adulta e reformulados todos os espaços da radiologia.

RECANTO DAS EMAS

Recursos Humanos – Dos 113 profissionais contratados, 24 são médicos, 19 enfermeiros, 33 técnicos de enfermagem e oito técnicos de laboratório.

Estrutura Física – Pintura e troca dos banners de toda área externa; dedetização e desratização; reparo nos pisos, readequação  elétrica e hidráulica, substituição de 22 aparelhos de ar condicionado e manutenção dos demais.

Tecnologia da Informação – Implantação do novo sistema de gerenciamento de prontuário eletrônico e novo protocolo de classificação Manchester.

Engenharia Clínica – Recebimento de 10 bombas de infusão, três respiradores, concerto de cinco monitores multiparamétricos; equipamentos médicos como ventiladores pulmonares, aparelhos de pressão, oxímetros, laringoscópios. Disponibilidade de todos os equipamentos médicos necessários para atendimento.

Farmácia – Distribuição e abastecimento de diversos materiais médico-hospitalares e abastecimento de remédios.

Laboratório – Aquisição de equipamentos laboratoriais como o de troponina para exames cardíacos.

SOBRADINHO

Recursos Humanos – Foram contratados 167 profissionais. Destes, 32 médicos, 37 enfermeiros, 61 técnicos de enfermagem e 11 técnicos de laboratório.

Estrutura Física – A UPA de Sobradinho passou por reestruturação física completa em todo o sistema hidráulico, com troca de chuveiros, pias, vasos sanitários, cubas; impermeabilização das infiltrações, reparo nos bebedouros; troca de piso, pintura dos corrimões; lâmpadas foram substituídas por outras de LED; instalação de espelhos nos vestiários, vidros nos armários e instalação de 22 aparelhos de ar-condicionado.

Tecnologia da Informação – Instalação do Sistema MV Soul, novo sistema de prontuário eletrônico; informatização de todo atendimento junto aos pacientes com painéis eletrônicos em todos os setores, incluindo gestão de estoques e laboratório.

Engenharia Clínica – Instalação de exaustor na copa de produção e distribuição; aquisição de duas bombas de infusão, um cardioconversor e três ventiladores para a Sala Vermelha; disponibilidade de todos os equipamentos médicos necessários na UPA – entre eles aparelhos de pressão, ventiladores pulmonares, bombas e infusão, oxímetros, eletrocardiográficos, monitores multiparamétricos e macas.

Farmácia – Medicamentos e abastecimento de diversos materiais médico-hospitalares.

Laboratório – Aquisição de equipamentos laboratoriais como aparelho de troponina para realização de exames cardíacos.

* Com informações do Iges-DF