18/07/2020 às 18:14, atualizado em 20/07/2020 às 15:50

Com GDF Presente, todo dia é dia de mãos à obra

Ações do GDF Presente realizadas na Candangolândia e Itapoã resgatam autoestima das cidades e dos moradores

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Foto: Divulgação / Ascom Candangolândia

 

Na gestão Ibaneis Rocha, o que não falta são máquinas trabalhando direto. Onde estiver uma placa azul com a inscrição “GDF Presente”, o governo está por perto, trazendo melhorias para as regiões administrativas e colaborando com o bem-estar da comunidade. Foi o que aconteceu ao longo desta semana na Candangolândia, onde as equipes  do GDF Presente empreenderam muitos serviços de relevância.

“A importância dessa parceria entre as administrações regionais e o GDF torna possível o atendimento às demandas da comunidade com mais rapidez, graças à estrutura e equipamentos conseguidos de forma integrada com vários órgãos”, avalia o administrador regional José Luiz Gonzalez. “É apenas uma semana de serviços em cada cidade, mas com ações feitas em ritmo intenso e a comunidade percebe isso”, continua.

Intensificando a parceria entre a Administração da Candangolândia e o GDF, várias ações foram realizadas na sexta-feira (17). Entre os benefícios, estão a revitalização da feira permanente da cidade, de acordo com os padrões definidos pelo governador ainda no início de sua atuação. Durante a semana, a área dos feirantes também recebeu poda de árvores e a conclusão das obras de ampliação da rede de águas pluviais.

Conserto e revitalização

Motivo de inundações quando chovia, levando transtornos para moradores e alunos, a obstrução da rede pluvial da Escola Classe (EC) 01 foi sanada, com a ampliação de captação de água e a instalação de duas bocas de lobo. Já os espaços externos e internos da Unidade Básica de Saúde (UBS) 01 da Candangolândia foram revitalizados, com pintura dos meios-fios pintados e a marcação e lavagem do estacionamento.

“Ficamos muito felizes com a presença do GDF Presente essa semana na nossa cidade, e estamos agradecidos pelo apoio e suporte neste momento”, agradeceu a gerente da unidade, Gleyce Cynthia.

Graças a uma emenda parlamentar, 12 câmeras de segurança foram instaladas em diversos pontos da cidade. Por meio do trabalho atuante da Novacap, cerca de 25 toneladas de massa asfáltica foram destinadas à região para zerar todos os buracos da cidade. A demanda era uma das mais frequentes, encaminhada pela população via Ouvidoria.

“Pode-se se dizer que hoje a ‘Candanga’ é uma cidade sem buracos”, garante Rodrigo Pontes Soares, responsável pela coordenação das obras do programa GDF Presente em seis regiões administrativas (RAs) do DF. “Encerramos o GDF Presente na cidade com dever cumprido”, conclui o servidor.

Autoestima resgatada

Há dez anos negligenciada por gestões passadas, segundo garantem os moradores, Itapoã, agora, resgata sua autoestima e a da população por meio de várias atividades de infraestrutura desenvolvidas pelo GDF Presente.

Uma delas vai garantir segurança e comodidade aos trabalhadores que madrugam para pegar cedo no batente. Isso porque está sendo finalizado um pequeno trecho de asfalto que liga a garagem de empresa de ônibus coletivo, a uma das principais avenidas da cidade. Junto à pavimentação da área, chegam também postes de iluminação. São pequenas obras que fazem grandes diferenças.

“Com esse novo elo, vão surgir novos itinerários de ônibus para a comunidade”, comemora o líder comunitário Leonilson Andrade. “Todas as linhas começam suas rotas no centro da cidade. Agora, com esse novo trecho, os ônibus vão sair do terminal, pegando os trabalhadores mais perto de suas casas, evitando riscos de assalto, andando a pé lá de baixo até a parte central cidade.”