21/07/2020 às 18:44

Coleta seletiva retorna em mais 5 regiões nesta quarta (22)

Serviço prestado pela empresa Valor Ambiental será retomado parcialmente, após plano de prevenção ser aprovado pela Saúde e SLU

Por Agência Brasília | Edição: Renato Ferraz

As regiões do Cruzeiro Novo, Sudoeste/Octogonal, Lago Norte (CA), Sobradinho II e parte do Plano Piloto voltam a ter coleta seletiva a partir desta quarta-feira (22). Nessas localidades, o serviço é prestado pela empresa Valor Ambiental, que teve seu plano de segurança e prevenção de riscos aprovado pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde e pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Além das 11 cooperativas de catadores que já retornaram a coleta seletiva em outras 15 regiões, o SLU também conta com a prestação do serviço das três empresas de limpeza urbana que mantém contratos com o órgão. 

Todas tiveram que apresentar seu plano de segurança e prevenção de risco para retomar a coleta seletiva no DF. Por enquanto, a Valor Ambiental foi aprovada e segue gradualmente seu cronograma para garantir que as medidas de segurança sejam cumpridas corretamente. Isso inclui uma série de critérios exigidos para segurança dos trabalhadores, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento físico.

O material da coleta seletiva realizada pelas empresas é entregue para as cooperativas que atuam dentro dos galpões de triagem do SLU. Portanto, com a retomada das operações da Valor Ambiental na coleta seletiva, as cooperativas de triagem Recicla Brasília, Coorace e Ambiente retornam às atividades.

Para a volta da coleta seletiva, a Valor Ambiental realizou uma série de treinamentos com seus funcionários – como, por exemplo, a higienização correta das cabines, higienização das máscaras, manuseio de sacos de resíduos e higienização correta das mãos.

Segundo o assessor técnico do SLU, Francisco Mendes, que coordena a avaliação dos planos de segurança para retomada da coleta seletiva, as demais empresas que prestam esse serviço no DF (Suma e Sustentare) já estão com os planos de segurança e prevenção de riscos em análise. “Tão logo sejam aprovados, será autorizada a volta das operações nas demais regiões do DF”.

É bom ressaltar que, no Plano Piloto, a retomada acontece apenas nas quadras 700 e 900 da Asa Sul e 700 da Asa Norte, além das Vilas Telebrasília e Planalto, Setor Militar Urbano, SAAN, Shopping Popular e Setor Policial Sul. 

Para saber os dias e horários que o caminhão da coleta passa nessas e demais regiões que já retomaram a prestação desse serviço, basta entrar no www.slu.df.gov.br , na aba Dias e horários das coletas.

* Com informações do SLU