21/07/2020 às 14:03, atualizado em 21/07/2020 às 14:24

Obra aguardada por moradores de área rural em Planaltina está na reta final

Esperada há 20 anos pela comunidade rural do Rio Preto, construção do sistema de canalização sobre o Córrego Barbatimão deve ser entregue até 6ª feira

Por Ian Ferraz, da Agência BRasília I Edição: Carolina Jardon

Há 20 anos os moradores do Núcleo Rural do Rio Preto, em Planaltina, aguardavam pela solução de um grande problema: um trecho perigoso na rodovia que liga a DF-310 pela VC-173 e que passa sobre o Córrego Barbatimão. Ponto de passagem para o escoamento agrícola e de trânsito escolar, o trajeto era feito sobre uma ponte com mão única para os veículos.

Agora, esse dilema está perto de ser resolvido com a implantação de um sistema de canalização, que vai alargar a via e trazer mais segurança. A obra deve ser concluída até sexta-feira (24).

O sistema de canalização está sendo executado desde 15 de junho pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF). A obra consiste na construção de 12 galerias de concreto armado de 2m de largura por 2m de comprimento, ocupando o espaço que antes era de uma ponte de 7m de comprimento por 4,5m de largura. A estrutura antiga demandava reparos e apresentava grande desgaste e a saída encontrada foi a construção do sistema de drenagem.

A obra vai beneficiar diretamente cerca de mil moradores da área rural, onde estão localizadas 20 fazendas da Cooperativa Agrícola Rio Preto LTDA (Coarp), que fica às margens da DF- 320.

“Ela é esperada há mais de 20 anos. É um ponto de risco de vida porque a ponte ficava numa curva com uma rampa. Já ocasionou mortes. Agora, com a obra, alargaram a pista e amenizaram a rampa para a passagem dos veículos”, explica o presidente da Coarp e morador da região, Valter Baron.

“Por ali passa aproximadamente 40% da produção que vem para os nossos armazéns aqui da cooperativa. É também um ponto de passagem de transporte escolar em um trecho com baixa visibilidade pela poeira. Era perigoso”, acrescenta Valter Baron.

Chefe do 1º Distrito Rodoviário do DER/DF e um dos responsáveis pela obra, Kenio Avelar reforça a visão do presidente da cooperativa.  “A maior importância desse serviço é o escoamento agrícola. Por ali passam carretas que levam produtos para todo o DF. O sistema de canalização está pronto e até sexta nós liberamos o trânsito na região”, assegura.