21/07/2020 às 20:22, atualizado em 28/07/2020 às 14:52

Trânsito seguro com mais dez lombadas no Recanto das Emas

GDF Presente continua a todo vapor com reparo de meios-fios, reforma de galerias pluviais e operações tapa-buracos em outras cidades do DF

Por Rosi Araújo, da Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Manilhas de galeria pluvial dão novos ares à comercial da Quadra 402 | Foto: GDF Presente

O trânsito no Recanto das Emas está mais seguro para pedestres e motoristas – o Polo Sul do GDF Presente está instalando lombadas na cidade. Em dois dias de trabalho, seis quebra-molas já estão prontos na quadras 309 e 310, com mais quatro a caminho, espalhados pelos conjuntos dessas quadras. Operação tapa-buracos, instalação de manilhas de galeria pluvial (comercial da Quadra 402) e recolhimento de lixo também ganharam as ruas da região administrativa nesta terça-feira (21), levando mais conforto e qualidade de vida à comunidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os trâmites para viabilização das lombadas começam com abaixo-assinado dos moradores, com indicação dos locais. A partir daí, o Detran-DF promove uma vistoria para analisar a viabilidade do pedido e, se for o caso, autoriza a obra.

Dois moradores das duas quadras passaram pelo processo. Em especial o garçom e morador da Quadra 309, Wandersy Francisco da Silva, de 38 anos, alegria pura por ver sua solicitação atendida. Ele conta que esta era uma demanda antiga dos moradores e, desta vez, deu certo.

“Podemos comemorar, é um alívio. Os carros não vão passar mais em alta velocidades e não teremos mais acidentes”, disse Wandersy Francisco da Silva, feliz com a lombada recém-construída. Feliz também ficou o técnico administrativo Richard Araújo, de 53 anos, que viu um buraco na porta de sua casa ser tapado depois de anos de incômodo.

Administrador do Recanto das Emas, Carlos Dalvan diz ver o GDF Presente como um reforço nas ações da cidade. “A quantidade das demandas são elevadas, a administração não consegue solucionar [os problemas] sozinha. Quando o polo vem, executamos os trabalhos e conseguirmos atender aos pedidos da população”, afirma.

Parceria que funciona e aproxima

No quesito colaboração com a administração regional os moradores do Varjão ganham nota máxima. Moradora há 32 anos da cidade, Maria Aparecida de Jesus, 54, conta que a Quadra 4, onde mora, é formada por moradores unidos, tem um prefeito que encaminha as demandas ao administrador e é prontamente atendida.

“Tudo o que a gente pede têm sido feito. É tapa-buraco, poda das árvores, iluminação e, agora, as calçadas e os meios-fios”, festeja Maria Aparecida.

Revitalização das calçadas e meios-fios é uma das marcas do programa | Foto: GDF Presente

O administrador da cidade, Lúcio Rogério Gomes, explica que procura ouvir as demandas da comunidade, na maioria intervenções modestas. Com o GDF Presente, acrescenta Lúcio, é possível agilizar e ampliar o atendimento.

“Exemplo disso é a revitalização das calçadas e meios-fios. Muito dos nossos moradores são idosos e crianças. Ao caminharem pelas calçadas danificadas, eles acabam se machucando. Quando consertamos, é uma resposta à população: estamos cuidando e atentos”, destacou.

À espera da chuva

O administrador de Taguatinga, Geraldo Araújo, destaca que as principais atividades do GDF Presente nesta terça-feira (21)  foram operação tapa-buraco, pintura de meios-fios, limpeza de bocas de lobo (QNL) e recolhimento de entulho (M Norte). O chefe da administração regional informou ainda que estão trabalhando com a antecipação dos efeitos da chuva. “É prevenção com a limpeza e manutenção do asfalto em Taguatinga”, resume.

Pistas reparadas em Taguatinga | Foto: Administração Regional de Taguatinga

A buraqueira na região da M Norte, em Taguatinga, sumiu depois da passagem do Polo Oeste nesta terça-feira (21): 60 buracos foram fechados com a aplicação de 10 toneladas de massa asfáltica. Líder comunitário local, Gilberto Luis de Barros, 54 anos, traduz a situação das ruas em quase toda a cidade.

“É tipo queijo suíço e, em poucos dias, estamos em trabalho de combate. Nossa vida está melhorando e aos poucos a M Norte tem se transformado. O trabalho está bonito”, elogiou.

* Com a colaboração das administrações do Varjão e do Recanto das Emas