23/07/2020 às 09:18, atualizado em 23/07/2020 às 19:11

Construção dos dois viadutos na ESPM começa na 2ª feira

GDF atende, assim, antiga demanda dos motoristas da região. Saiba como o trânsito vai funcionar neste período de interdição 

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

A tão esperada obra de revitalização da Estrada Setor Policial Militar (ESPM) começa na próxima segunda-feira (27). Em uma primeira etapa, serão executados 850 metros de drenagem, dois quilômetros de pavimentação – além da construção de dois viadutos. O valor da obra, que devem ser concluídas em um ano, é de R$ 7,7 milhões. “Começaremos pela escavação do solo para construção da fundação dos viadutos”, explica Ricardo Terenzi, subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras do GDF.

Com o início das obras, quem trafega pela região deverá ficar atento ao desvio de trânsito em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros: parte da via será interditada para os motoristas que trafegam em direção aos eixinhos, ao Eixão e ao Aeroporto JK. No sentido contrário, em direção à W3 e ao cemitério Campo da Esperança, não haverá interdições por enquanto.

“É uma obra grande, complexa e de difícil execução em uma cidade em movimento. Os transtornos serão inevitáveis, mas nos preparamos ao máximo para contorná-los e minimizá-los”, afirma o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

“Neste sentido, contamos com o apoio da população para acionar a Secretaria de Obras caso identifiquem qualquer problema ou dificuldade em relação à circulação dos veículos e pedestres durante a obra. Mais do que  pedir paciência, oferecemos portas abertas para diálogo e capacidade para atender prontamente às solicitações”, alerta o secretário.

Foto: Secretaria de Obras/Divulgação

Nesta semana, o GDF dedica o foco nos serviços finais do desvio de trânsito. De acordo com Terenzi, estão em fase final a implantação da capa asfáltica, a colocação dos meios fios e a sinalização dos desvios.

“Tudo criteriosamente fiscalizado para que tenhamos sucesso na segunda-feira. De qualquer forma, caso seja necessário, estamos preparados para intervir e buscar soluções para qualquer problema durante todo o período da obra”, detalha.

Entenda a obra
A Estrada Setor Policial Militar (ESPM) será revitalizada para compor o chamado Corredor Eixo Oeste. A obra, dividida em duas partes por questões de logística e segurança, terá início pelo trecho localizado entre o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar até o Terminal da Asa Sul (TAS), onde serão construídos os dois viadutos.

[Olho texto=”Os novos viadutos irão desafogar o trânsito, minimizando os engarrafamentos e os transtornos enfrentados diariamente pelos motoristas” assinatura=”Luciano Carvalho, secretário de Obras” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Um dos viadutos, no projeto identificado como Viaduto 62, será construído na alça de acesso da ESPM ao Eixo W, conhecido como “Eixinho de cima”. Ele terá 8 metros de altura, 33 metros de comprimento e 19 metros de largura. Já o viaduto 63, localizado na alça de acesso ao ERL, sentido L4, terá 29 metros de comprimento, 15 metros de largura e altura aproximada de 8 metros. 

“A novidade é que o pavimento para circulação dos ônibus será todo em pavimento rígido (concreto), com maior durabilidade. Além disso, os novos viadutos irão desafogar o trânsito na região, minimizando os engarrafamentos e os transtornos enfrentados diariamente pelos motoristas que trafegam por ali, especialmente nos horários de pico”, explica Carvalho.

Corredor Eixo Oeste
Com 38,7 quilômetros de extensão, o corredor prevê o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Hélio Prates, a Epig e a ESPM, que leva ao Terminal da Asa Sul. O objetivo é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até o Plano Piloto.

As obras serão feitas por trechos, uma vez que seria inviável fazer as intervenções de uma vez no trânsito. Além da revitalização da Avenida Hélio Prates, o corredor contempla diversas outras obras, tais como a construção de viadutos e do túnel de Taguatinga.

* Com informações da Secretaria de Obras