23/07/2020 às 11:29, atualizado em 23/07/2020 às 17:41

Estrutura de saúde do Entorno depende do DF para enfrentar a Covid-19

Estudo mostra que, entre os moradores de municípios goianos e mineiros próximos, um em cada quatro usa hospitais da capital para tratar a doença

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

Um estudo publicado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal mostra a estrutura do sistema de saúde para enfrentamento ao novo coronavírus nos 33 municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF) e nas 12 cidades goianas da Área Metropolitana de Brasília (AMB). 

Foto: Prefeitura de Águas Lindas

Segundo o levantamento, durante o mês de junho, a maior parte dos casos confirmados de Covid-19 na Ride-DF estavam registrados no DF, 44.905 (91,5%), enquanto os municípios de Goiás somavam 3.760 casos (7,7%) e os de Minas Gerais, 414 casos (0,8%). 

Se consideradas apenas as cidades da AMB, doze municípios goianos, somam-se 3.451 casos no período, revelando que os mais próximos ao DF possuem maior concentração de contaminações. 

A Ride-DF possui 4.627.771 habitantes: 3.015.268 na capital federal e 1.612.503 nos 33 municípios goianos e mineiros, sendo 1.114.141 nos 12 municípios de Goiás que formam a Periferia Metropolitana de Brasília (PMB). 

O trabalho da Codeplan mostra que os moradores da PMB possuem relativa dependência dos serviços médico-hospitalares do DF. Cerca de 24% (262.041) dos moradores da região que declararam utilizar hospital, o fazem no Distrito Federal.

[Numeralha titulo_grande=”69%” texto=”dos moradores do Novo Gama usam os serviços de saúde do DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os municípios mais utilizam os serviços de saúde do Distrito Federal são Novo Gama (69% ou 70 mil) e Águas Lindas de Goiás (39% ou 67 mil). 

Por outro lado, moradores de Alexânia (4% ou 936), Planaltina (8% ou 5.980) e Formosa (8% ou 8.146) são os menos dependentes dos serviços de saúde brasilienses. 

Foto: Prefeitura de Unaí

Com relação aos habitantes que possuem plano de saúde, 92% da população de Cocalzinho de Goiás, Padre Bernardo e Planaltina não estão cobertos por esse serviço.

Para Cecília Sampaio, gerente de Estudos Urbanos da Codeplan, a análise é um importante instrumento, considerando que parte da população destes municípios trabalha e utiliza o serviço público de saúde no DF. 

“Entender dados como quantidade de casos, taxa de crescimento e conhecer como isso se dá espacialmente no território pode ser útil para definir estratégias específicas adequadas para cada localidade”, ressalta. 

Características
A nota técnica Caracterização da Ride-DF e AMB, os desafios para o enfrentamento da Covid-19 ainda apresenta dados sobre a população, a economia, infraestrutura e outras características da Ride-DF, AMB e PMB.  

Entre as principais atividades da população da PMB no Distrito Federal estão a de trabalho (41% trabalham no DF), de saúde (24% utilizam equipamentos de saúde brasilienses), de lazer e serviços (17% realizam atividades de lazer e serviços no DF) e de estudos (12% estudam nas instituições de ensino brasilienses).


A AMB é composta pelo Distrito Federal e por 12 municípios goianos localizados no entorno do território brasiliense: Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

A Ride-DF é composta pelo Distrito Federal e por 33 municípios goianos e mineiros, sendo os 12 municípios goianos que compõem a AMB e mais 21 municípios: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Corumbá de Goiás, Flores de Goiás, Goianésia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Pirenópolis, São João d’Aliança, Simolândia, Vila Boa e Vila Propício no estado de Goiás, e Arinos, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí no estado de Minas Gerais.


* Com informações da Codeplan