24/07/2020 às 13:31

Segundo mutirão de saúde do Hospital de Base segue até sábado (25)

Ação já beneficiou 86 pacientes que aguardavam cirurgias. Meta é acelerar atendimentos a pessoas que não tenham Covid-19

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Força-tarefa está em sua segunda edição neste mês; haverá outras, nas próximas semanas | Foto: Divulgação

Com foco na desospitalização de pacientes, uma força-tarefa de saúde tem contemplado o Hospital de Base (HB) para atender internados em toda a rede pública de saúde no DF. O segundo mutirão, que começou na terça-feira (21), segue até este sábado (25), beneficiando mais 40 pacientes que aguardavam cirurgia urológica. No total, 86 pessoas já foram atendidas.

 Fruto de parceria entre o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) e a Secretaria de Saúde (SES), a iniciativa ajuda a acelerar o atendimento de pacientes que não têm Covid-19 e estão internados por outras doenças. O primeiro mutirão ocorreu no último final de semana (17 e 18), quando 46 cirurgias foram feitas, entre cateterismos e angioplastias.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Próximos mutirões

A ideia é que os mutirões ocorram sempre no Hospital de Base, unidade de alta complexidade da rede. Nas próximas semanas, as ações serão de ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, além da oncologia, cardiopatias e neurologia, que são referenciados pela SES para o HB.

“Sabemos do impacto que o coronavírus está causando em todo o sistema de saúde, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro”, avalia o diretor-presidente do Iges-DF, Sergio Costa. “Também temos consciência de que as outras doenças continuam. Por isso, vamos fazer esses mutirões sem deixar de cuidar da Covid-19, área que já recebeu muitos investimentos para garantir o atendimento da população.”

* Com informações do Iges-DF