27/07/2020 às 18:54, atualizado em 28/07/2020 às 15:56

GDF Presente: semana começa agitada no Cruzeiro e em Águas Claras

Árvores estão sendo podadas e inservíveis, recolhidos. Além disso, bocas de lobo são limpas e a operação tapa-buraco toma conta das ruas

Por Rosi Araújo, da Agência Brasília* | Edição: Carolina Jardon

Segunda-feira é dia de definir metas, prioridades e mobilizar a estrutura do Governo do Distrito Federal (GDF) para que os sete polos do programa GDF Presente possam atuar nas 33 regiões administrativas. Hoje (27), as metas foram discutidas no Jardim Botânico com representantes de vários órgãos:  Novacap, CEB, Caesb, SLU, Detran, DER e Secretarias de Obras, Cidades, Meio Ambiente e Agricultura.

O administrador do Jardim Botânico e do Mangueiral, Antônio de Pádua, aproveitou a oportunidade para apresentar as principais demandas da região, tais como a construção de um estacionamento da DF-001 até a avenida comercial. A praça localizada em frente à administração também foi motivo de debate e segundo o presidente da Novacap, Fernando Leite, melhorias como iluminação e paisagismo serão feitas em breve.

‘’Atender as demandas da cidade é nossa prioridade. A Novacap é conhecida por ser um dos principais braços executores do governo e onde formos demandados vamos levar melhorias’’, completou Leite. Segundo Antonio de Pádua, melhorar a urbanização de todo o DF é uma determinação do GDF e em colaboração com a Novacap, as melhorias fundamentais já podem ser vistas pela região.

Iniciando também

O Polo Central desembarcou esta semana no Cruzeiro. Antes que a chuva chegue, árvores estão sendo podadas, inservíveis recolhidos, bocas de lobo limpas e operação tapa-buraco nas  vias. 

O administrador, Renato Couto, informou que a principal demanda do Cruzeiro está relacionada ao acúmulo de itens imprestáveis pelas ruas. “Temos essa especificidade, pois tem locais que o caminhão do lixo não consegue chegar e o GDF Presente consegue reforçar a prestação desse serviço, acelerando a limpeza da cidade”, complementou.

A dez quilômetros do Cruzeiro, já em Águas Claras, o Polo Central Adjacente 2 conseguiu em apenas um dia pintar os meios-fios das avenidas Araucárias, Castanheiras, Rua Tamboril e Avenida Vereda da Cruz, em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Em outro ponto da cidade, foi feita a irrigação da praça Condor da estação Arniqueiras, praça Tucano na quadra 107, o balão do Unieuro, avenida Boulevard Sul com a Norte e no TRE, localizado na quadra 207. As equipes do polo, ainda, recolheram galhos na rua Manacá e retiraram 55 toneladas de entulhos e inservíveis do pátio da administração. 

“É um projeto essencial, como administração não é possível manter o mesmo ritmo e agilidade. Temos uma restrição com maquinário e mão de obra”, disse Francisco de Assis e completou que espera cumprir todo o nosso cronograma estabelecido”, disse o administrador da cidade, Francisco de Assis da Silva.

“Antes não percebia tanto cuidado. Águas Claras está revigorada, novas calçadas, meio-fios pintados, ciclofaixas, mais iluminada e limpa. Percebo também que as pessoas estão aproveitando mais a cidade”, disse a advogada Rosana Carvalho.

* Com informações da Novacap