29/07/2020 às 18:51, atualizado em 30/07/2020 às 16:17

Ação retira mais de 160 toneladas de lixo na Granja do Torto

Equipes atuaram em terreno de instituição de equoterapia, que tem parceria com GDF; Jardim Botânico e Riacho Fundo II também receberam ações

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação | GDF Presente

Funcionários do GDF Presente e da Administração Regional retiraram 164 toneladas de entulhos na sede da Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil), na Granja do Torto. Foto: Divulgação | GDF Presente

Ajudar a quem ajuda: essa foi a missão do GDF Presente nesta quarta-feira (29). Em parceria com a Administração Regional do Lago Norte, equipes do Polo Central Adjacente 1 estiveram na sede da Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil), localizada na Granja do Torto.

No local, funcionários do GDF Presente e da Administração Regional retiraram 164 toneladas de entulhos que estavam acumulados. Além disso, foram recolhidas folhagens e lavadas as pistas de acesso e os estacionamentos. A Ande-Brasil ocupa um terreno de 139 mil metros quadrados na Granja do Torto, e possui 45 funcionários e 90 cavalos.

“Quero, em meu nome e em nome de todos os frequentadores da Granja do Torto, agradecer ao GDF Presente que veio nos dar a maior força por esta limpeza que está sendo feita em toda a área”, resumiu o presidente da instituição, Jorge Dorneles.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

A Ande-Brasil é uma entidade civil sem fins lucrativos que há 30 anos oferece a equoterapia (reconhecimento e aulas de equitação) como meio de reabilitação, de educação e de inserção social para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

A Secretaria de Justiça e Cidadania possui uma parceria com a instituição, desenvolvendo o projeto Um Salto Para o Futuro. Nele, cem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oriundos de comunidades do Varjão, Granja do Torto, Paranoá e Planaltina são atendidas gratuitamente. O objetivo do programa é desenvolver e estimular habilidades físicas, cognitivas, mentais e sociais por meio da equitação e do esporte hípico.

Em outro ponto do Lago Norte, equipes do GDF Presente atuaram nos conjuntos 1 e 2 da MI 12 com uma operação tapa-buracos, na qual foram utilizados 15 toneladas de massa asfáltica.

Serviços em áreas rurais e retirada de entulhos

No Jardim Botânico, o Polo Leste do GDF Presente realizou três importantes ações nesta quarta-feira (29). No Condomínio Mansões Serranas, um trecho de 140 metros de estrada de terra recebeu oito caminhões de fresado de asfalto, que foi finalizado com rolo compactador e caminhão-pipa (este último para diminuir o nível de poeira no local).

Já na região da Santa Prisca, os equipamentos do GDF Presente fizeram a terraplanagem e alargamento de três quilômetros da estrada de terra. E na Avenida Comercial, oito caminhões de entulho foram retirados de um terreno. “O GDF Presente é fundamental para dar agilidade a essas obras que demorariam mais tempo para serem concluídas. Um grande projeto do nosso governador”, elogia o administrador do Jardim Botânico, Antônio de Pádua.

As equipes do Polo Sul do GDF Presente estiveram, nesta quarta (29), em ruas do Caub II e da QC 6, no Riacho Fundo II, onde cerca de 50 toneladas de entulho foram retiradas.