02/08/2020 às 09:39, atualizado em 17/04/2024 às 11:49

Brasília garante atletas para os saltos ornamentais

Parceria da Secretaria de Esporte e Lazer com o Instituto Pro Brasil revela nomes da modalidade

Por Agência Brasília * I Edição: Renata Lu

Parceria da Secretaria de Esporte e Lazer com o Instituto Pro Brasil revela nomes da modalidade| Foto: Secretaria de Esporte e Lazer

A tradição de Brasília nos saltos ornamentais não é novidade. A capital federal que revelou nomes como Hugo Parisi e César Castro contabiliza hoje cinco nomes com chances reais de integrar a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo ano: Luís Felipe Moura, Kawan Figueiredo, Luana Lira, Rebeca Santana e Anna Lúcia dos Santos.

Eles fazem parte do Instituto Pro Brasil, que atua na formação e manutenção de atletas de alto rendimento. À frente desta empreitada estão Hugo Parisi e o técnico Ricardo Moreira, que se reuniram nesta semana com a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão.

Atualmente, o Instituto Pro Brasil garante todo o suporte técnico e de estrutura aos atletas no Centro Olímpico e Paralímpico do Gama, única das 12 unidades esportivas a oferecer aulas da modalidade. No local, a ideia é garimpar novos talentos, como foram os casos de Luís Felipe Moura e Kawan Figueiredo.

O encontro com a Secretaria de esporte debateu possibilidades de expandir a parceria entre a pasta e a Instituição, que tem dado tanto resultado, e poderá incluir outros centros esportivos como bases de treinos para a modalidade. “Queremos que, até o final da nossa gestão, a cidade tenha outra estrutura esportiva, muito melhor. Estamos trabalhando para oferecer melhores locais de treinamento para nossos atletas”, reforçou a secretária, Celina Leão.

Para Hugo Parisi, que participou das Olimpíadas de 2004, 2008, 2012 e 2016, tendo Ricardo Moreira como seu técnico, o trabalho desenvolvido no Gama tem ajudado o Instituto a encontrar novos esportistas, inclusive para a equipe do Instituto que treina na Universidade de Brasília (UnB). “A gente apoia tecnicamente os treinadores de lá. E os melhores atletas, a gente concentra para ter a melhor estrutura possível e tecnologia de ponta,  para que possam atingir o melhor resultado”.

Desde o início da pandemia, os treinamentos presenciais estão interrompidos, sendo feitos apenas versões virtuais para manter as condições físicas e técnicas. “A expectativa é voltar com os treinos na piscina o quanto antes”, desabafou Ricardo Moreira, que destaca que a última seletiva antes do Pré-Olímpico está mantida para dezembro deste ano.

* Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer