02/08/2020 às 15:40, atualizado em 02/08/2020 às 15:55

Projeto Bike em Dia leva informação e segurança para ciclistas na W3 Sul

Iniciativa do Detran tem como objetivo orientar e ensinar os cuidados essenciais que ciclistas devem ter nas vias do DF

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Foto: Paulo H carvalho / Agência Brasília

Os ciclistas e pedestres que aproveitaram a manhã de sol deste domingo (2) para caminhar na W3 Sul tiveram uma atração diferente: na altura da 506/507 Sul, o Projeto Bike em Dia levou, por meio de ações educativas, orientações e cuidados essenciais que os ciclistas devem ter em todos os tipos de vias.

A iniciativa do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) já havia passado por outros locais nas últimas semanas e, com o sucesso do projeto Viva W3, também marcou presença na nova via de lazer dominical dos brasilienses. Nas duas estruturas amarelas, cor característica do Detran-DF, agentes do Núcleo de Ações Educativas abordavam ciclistas para participarem da iniciativa.

Enquanto as bicicletas dos participantes recebiam manutenção preventiva e gratuita dos funcionários de uma empresa parceira do projeto, como calibragem de pneus e lubrificação de correntes, os agentes do Detran-DF transmitiam as informações sobre as normas que os ciclistas devem respeitar nas ruas e ciclovias e quais são os itens obrigatórios de segurança.

Praticante de ciclismo há cinco anos, o servidor público Espedito Henrique de Souza aprovou a realização do Projeto Bike em Dia: “Essa ação educativa é muito importante porque a gente acha que sabe tudo, mas a gente sempre aprende alguma coisa quando escuta. Hoje aprendi algumas coisas que eu não sabia”.

Até mesmo quem está começando a praticar o esporte há pouco tempo também aproveitou a iniciativa para saber um pouco mais sobre o universo do ciclismo: o pequeno Vinícius, de quatro anos de idade, já sabe andar de bicicleta sem o auxílio das rodinhas de equilíbrio.

O pai dele, Ricardo Souza, fez questão de parar no stand do Detran-DF para que ambos participassem da ação educativa: “Essa conscientização tem que começar desde cedo. Achei muito bacana a ação, principalmente por também abordar esses temas com as crianças. Ele vai crescer já sabendo as regras corretas”.

A harmonia entre ciclistas e motoristas pelas ruas do DF é um dos motivos principais da iniciativa do Detran-DF, como explica o diretor-geral do órgão, Zélio Maia: “Brasília não pode ser vista como a cidade só dos automóveis, Brasília é a cidade dos brasilienses. Com essa campanha, queremos contribuir com a divulgação dos espaços públicos destinados aos cidadãos, tanto pedestres quanto ciclistas. O carro começa a ser figurante, e essa é a nossa ideia para as campanhas educativas”.

“O Detran não administra apenas veículos, mas também vidas. Estamos preparando campanhas publicitárias direcionadas aos ciclistas, pedestres e corredores de rua, e vamos executar ainda mais ações educativas”, finaliza o diretor-geral.