04/08/2020 às 09:26

Parlamento Jovem tem quatro pré-selecionados no DF

Saane Vieira, do CEM 12, de Ceilândia, faz companhia a alunos do Instituto Federal de Brasília, Campus Gama, e do Colégio Militar

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

A estudante Saane Vieira Silva, do Centro de Ensino Médio 12, de Ceilândia, está entre os quatro estudantes do Distrito Federal pré-selecionados na etapa estadual para participar do programa Parlamento Jovem Brasileiro 2020, promovido pela Câmara dos Deputados.

Ao todo, 78 estudantes do país de escolas públicas e particulares vão participar da edição deste ano. O DF terá um representante. O número é proporcional à quantidade de deputados federais da unidade da federação na Câmara.

Nesta edição, devido à pandemia da Covid-19, a preparação a distância dos selecionados e o início da jornada parlamentar virtual ocorrerá entre outubro e novembro, em datas a serem definidas. A simulação presencial em Brasília será em 2021.

Além de Saane, também foram pré-selecionados os estudantes Nathanael dos Santos Lopes, do Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Gama; Eduardo Vasconcelos Goyanna Filho e João Pedro Apolônio de Sousa Matos, ambos do Colégio Militar de Brasília.

Projetos
Para concorrer, os interessados elaboraram propostas para o país com base no cenário atual, com resoluções e alternativas para os problemas. A Secretaria de Educação fez uma pré-seleção entre 18 inscritos. Os principais critérios foram originalidade do projeto de lei, justificativa, relevância da proposição para a sociedade, clareza, precisão e ordem lógica, uso adequado da escrita, proposta de âmbito nacional e técnica legislativa.

Puderam participar estudantes de 16 a 22 anos de idade do Ensino Médio, do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos.

Parlamento Jovem
É um programa de educação para democracia, que anualmente oferece a estudantes do ensino médio de todo o país a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados federais. Os jovens tomam posse e exercem o mandato como deputados jovens durante cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Criado pela Resolução nº 12/2003 da Câmara dos Deputados, e regulamentado pelo Ato da Mesa nº 49/2004, o PJB se propõe também a ser ferramenta pedagógica nas escolas, proporcionando discussão de temas como política, cidadania e participação popular.  

Durante a jornada parlamentar em Brasília, o PJB une estudantes de diferentes culturas, gêneros, etnias, crenças e realidades sociais. Assim, oferece a vivência real de tolerância, inclusão e respeito à diversidade – além de conteúdos formais sobre controle social e Poder Legislativo. Ao final do programa, todos terão exercitado suas habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum.


Resultado

A pré-seleção pela Câmara dos Deputados será divulgada em 10 de agosto. O resultado sairá em 18 de setembro. Saiba mais aqui.


* Com informações da Secretaria de Educação