05/08/2020 às 19:19, atualizado em 06/08/2020 às 12:20

Educação do DF: reforço com posse de novos professores

Secretaria organizou operação especial para a admissão dos profissionais em tempo correto e com segurança

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

No momento em que a educação pública do Distrito Federal enfrenta os desafios ocasionados pela pandemia da Covid-19, a comunidade escolar do DF ganhou mais um importante apoio. Grande parte dos 821 professores aprovados no último concurso de Secretaria de Educação foram empossados. Com a assinatura do termo de posse, os professores já podem se apresentar de imediato às escolas escolhidas.

Para empossar os novos educadores, a secretaria mobilizou os servidores da pasta que organizaram uma operação especial para tornar possível a admissão dos profissionais em tempo correto e com segurança. A posse foi realizada nas Coordenações Regionais de Ensino que irão receber esses educadores.

Como medida preventiva à Covid-19, a pasta elaborou um cronograma, com hora marcada para cada professor, pela manhã e à tarde. Os profissionais empossados tiveram que usar máscara e levar sua própria caneta esferográfica azul, além do documento de identificação. Apenas o candidato teve acesso à sala para assinatura.

O secretário Leandro Cruz deu as boas-vindas aos novos professores e destacou o empenho dos servidores que organizaram a ação. “Agradeço o esforço administrativo dos profissionais da Educação que realizaram essa operação logística de nomeação e posse com extrema segurança e competência. Para a entrega dos documentos, a secretaria adotou o drive-thru para evitar aglomeração de pessoas, e nesta fase de posse todos os cuidados também foram tomados. Nós garantimos o distanciamento social e não paramos a máquina pública”, disse.

 Todos os professores empossados já têm os anos/séries definidos, bem como as unidades de ensino onde atuarão. Eles estarão distribuídos em 300 escolas, de todas as 14 regionais de ensino.

 Empossados e agradecidos

A alegria de fazer parte do quadro definitivo da secretaria foi possível graças à dedicação das equipes da pasta, e os empossados reconheceram esse trabalho. “Agradeço pelo apoio e desenvoltura das equipes que muito nos auxiliaram nesta etapa de nomeação e posse.

Foi bastante complexo e, no mínimo, diferente de todo o processo por conta da pandemia da Covid-19, porém, acredito que o esforço e afinco com que todos trabalharam, pôde fazer com que o momento delicado fosse mais ameno para todos nós, dentro de casa realidade”, elogiou professor de enfermagem do Centro de Educação Profissional Articulado do Guará, Marcos Eugênio Cabral Alexandre de Moraes.

Para a professora de atividades do Jardim de Infância 114 Sul, Aline Grace de Alcântara, a dedicação da secretaria para que a posse ocorresse mesmo em meio à pandemia reforça que a pasta tem profundo compromisso com a educação de qualidade. Segundo ela, a continuidade do ano letivo será um desafio de todos profissionais da educação. “Vejo um momento de oportunidades e de quebra de paradigmas. O aprendizado precisa continuar, mesmo à distância”, afirmou.

 Acolhimento

Para dar as boas-vindas aos novos educadores, a Secretaria de Educação elaborou uma cartilha para os servidores ingressantes. Ela contém os direitos e deveres do servidor. Há informações para esse início da carreira na Secretaria, como estágio probatório, benefícios, código de ética, legislação, organograma da pasta e telefones úteis, entre outras.

* Com informações da Secretaria de Educação