05/08/2020 às 16:11, atualizado em 05/08/2020 às 16:14

Obra de pavimentação da DF-285 ganha mais 3 km

O DER deu início, também, ao serviço de colocação de 1,5 km de asfalto nas proximidades da Escola Classe Núcleo Rural Jardim

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A comunidade do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD/DF), situado na DF-285, na região do Paranoá, vai ganhar  mais 3 Km de pavimentação e duas faixas de rolamento no trecho que acaba no entroncamento da rodovia com a DF-100. O GDF já autorizou o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) a fazer a obra.

O projeto inicial era de 10,5 km de pavimentação e teve início em setembro de 2019 ao custo de 16,2 milhões, contando com a força de trabalho de 50 operários. Atualmente, os serviços já atingiram, neste trecho, 100% de conclusão na etapa de aplicação de pavimento e 60% de colocação da capa asfáltica. Finalizada esta fase, a última etapa será a sinalização.

Agora, com a autorização para realizar o aditivo de R$ 4 milhões no contrato com a empresa que já está executando a obra, será dada a continuidade nos serviços e o asfalto chegará a mais 3 km até o entroncamento que dá acesso ao Núcleo Rural Jardim II. Neste trecho estendido o serviço de drenagem já começou.

“Esta obra ganha importância ainda maior agora por conta dessa extensão do trecho a ser pavimentado. E não poderia ser diferente, já que boa parte dos alimentos produzidos aqui no PAD/DF abastece os supermercados de Brasília. Estamos apenas valorizando o que já deveria ter sido valorizado há muitos anos”, destacou o diretor geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior.

Obra direta

Mas as novidades não param por aí. Além desses 13,5 km de pavimentação realizados por licitação, o DER deu inicio nesta terça-feira (4), por administração direta, ao serviço de pavimentação de 1,5 km nas proximidades da Escola Classe Núcleo Rural Jardim. O objetivo é dar mais segurança e conforto às crianças que vão à escola e aos demais moradores dos arredores do colégio.

“Nós ficamos muito contentes ao saber que esta extensão da obra também vai beneficiar as nossas crianças, que a partir de agora quando forem para a escola não vão mais precisar se preocupar se vão chegar na aula sujos por lama ou poeira”, comemorou o produtor rural Gustavo Cursino, pais de três crianças que estudam na escola.

 Outros estados beneficiados

A obra tem previsão de ser concluída em outubro deste ano, e quando todos os serviços forem concretizados, as melhorias na região vão beneficiar todos os moradores e produtores rurais com o escoamento de produção agrícola na área do PAD/DF, além dos moradores da cidade de Unaí, em Minas Gerais, e das cidades circunvizinhas de Cabeceira Grande, Buriti de Minas e Palmital.

* Com informações do DER/DF