07/08/2020 às 11:59, atualizado em 07/08/2020 às 13:12

Ajude a definir propósito e potencialidades do Olhos d’Água

Acesse a oficina virtual do Brasília Ambiental e colabore com o plano de manejo de um dos mais belos parques urbanos do DF

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

O Instituto do Brasília Ambiental convida a população para colaborar, a partir desta sexta-feira (7), com a Oficina de Diagnóstico Participativo do Parque Ecológico Olhos d’Água (Asa Norte). Esta ação será realizada de forma virtual e contribuirá com os estudos para a elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação.

Foto: Agência Brasília/Arquivo

Os interessados em participar dessa ação devem preencher o formulário, que ficará disponível no site do Instituto durante 15 dias, com dez perguntas para definição dos elementos: propósito, significância, recursos e valores fundamentais, ameaças e potencialidades do Parque Ecológico Olhos d’Água. Também está sendo disponibilizado uma apresentação com as informações sobre a unidade coletadas até o momento.

O Plano de Manejo é um documento que tem a finalidade de estabelecer o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação de estruturas físicas.

Olhos d’Água
Localizado entre as quadras 413/414 Norte, o Parque Ecológico Olhos d’Água pertencia a uma das diversas fazendas existentes no Plano Piloto de Brasília antes da definição do quadrilátero do Distrito Federal. A unidade nasceu da iniciativa da comunidade local, sendo oficialmente fundado em 12 de setembro de 1994, com 21 hectares.

Foto: Agência Brasília/Arquivo

O nome Olhos d’Água tem origem pelas nascentes de água perenes e intermitentes que a unidade abriga. No local é possível encontrar peixes, aves, anfíbios, répteis, invertebrados e pequenos mamíferos, além de fragmentos de vegetação de mata de galeria, de cerrado e trilhas com árvores identificadas para conhecimento dos visitantes. A Lagoa do Sapo chama a atenção de crianças e de adultos que param para contemplar o local abastecido pelas diversas nascentes.

O Parque oferece ainda aos visitantes trilhas bem calçadas, relógio do sol, pista de caminhada com 2 km de extensão, parque infantil, circuito de ginástica, Ponto de Encontro Comunitário (PEC), além de gramado para banho de sol e piquenique. Funciona das 6h às 20h, com entrada gratuita.

* Com informações do Brasília Ambiental