07/08/2020 às 18:51, atualizado em 13/08/2020 às 16:06

GDF Presente retira três antigos postos da PMDF em Planaltina

Locais, que estavam desativados, eram utilizados irregularmente e ameaçavam a segurança da população

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

| Foto: GDF Presente

Uma antiga demanda da comunidade que, agora atendida, vai gerar mais segurança. Com o auxílio da Administração Regional de Planaltina, Polícia Militar do DF (PMDF) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o GDF Presente efetuou a retirada de três antigos postos policiais, dois no Bairro Estância e um na Avenida Independência.

As estruturas estavam desativadas há alguns anos e, com isso, foram sendo utilizadas por usuários de drogas e pessoas em situação de rua. Os antigos postos também eram utilizados como esconderijo de materiais furtados. Com medo de um possível aumento da criminalidade, moradores pediram à Administração Regional que as estruturas fossem retiradas e o pedido foi atendido pelo Polo Norte do GDF Presente.

Para a retirada dos módulos, a Novacap cedeu um caminhão do tipo munck, que possui uma estrutura montada em cima do chassi com sistema hidráulico para o carregamento, descarregamento e transporte de cargas pesadas. As estruturas foram encaminhadas para o 14º Batalhão da PMDF, em Planaltina, e para o Colégio Militar de Brasília.

“O que antigamente era uma área de segurança, foi invertido. Agora sem os módulos, essas áreas vão passar por um processo de reurbanização, com a construção de praças. Queremos trazer de volta o local para a comunidade”, explica o chefe de gabinete da Administração Regional de Planaltina, Paulo Cabral. “A presença do GDF Presente é fundamental para que as ações sejam executadas. Precisamos muito dessa integração entre as secretarias do GDF”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Morador do Bairro Estância, Charles Alexandre é ministro de eucaristia da Paróquia Santa Luzia, que ficava próxima a um dos módulos que foram retirados, e está esperançoso com a nova destinação que a área vai ter para sua comunidade: “Vai ser bom para todo mundo, vai melhorar tanto na segurança quanto no aspecto visual. Queremos criar a praça com arborização, pra deixar ainda mais bonito”.

Melhorias no SCIA/Estrutural, Taguatinga e Ceilândia

Nesta sexta (7), o GDF Presente continuou suas ações no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA) e na Cidade Estrutural. No conjunto 6 da quadra 8 do SCIA, mais de sete toneladas de massa asfáltica foram utilizadas na construção de dois quebra-molas. Já na Estrutural, equipes do Polo Central do programa recolheram cerca de 20 toneladas de entulhos e inservíveis de diversos endereços.

O Polo Oeste do GDF Presente vem atuando em Ceilândia e em Taguatinga nos últimos dias. Na QNL 13/15, as equipes do programa, com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), limparam a praça do local. Já na EQNP 16/20, no P Sul, foi instalada uma placa de “proibido jogar lixo ou entulho”. Na gleba 3 do Núcleo Rural Alexandre Gusmão, máquinas do GDF Presente atuaram na recuperação de estradas vicinais.