7/8/20 19:37
Atualizado em 7/8/20 às 19:37

Primeira consultoria do Núcleo de Apoio ao Pesquisador do Iges-DF

Setor auxiliará na análise de dados e gestão administrativa de projetos

Estatístico Frederico Lara de Souza ensina a médica Liliana Sampaio Costa Mendes a usar o software RedCap | Foto: Agência Iges-DF

Nesta semana o Centro de Inovação, Ensino e Pesquisa do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) realizou a primeira consultoria prestada pelo Núcleo de Apoio ao Pesquisador (Napes). A consultoria foi ministrada pelo estatístico Frederico Lara de Souza, para a médica Liliana Sampaio Costa Mendes, sobre o software RedCap.

A ocasião marca o início da oferta dos serviços do núcleo de apoio. O colegiado tem por finalidade auxiliar, de forma eficiente, os pesquisadores do Iges-DF no desenvolvimento de projetos de pesquisa, na análise de dados e na gestão administrativa desses projetos.

Para a especialista de Pesquisa Clínica, Márcia Cristina Oliveira da Rocha, o apoio na submissão do projeto de pesquisa é essencial. “O Napes atua como um facilitador que fornece orientações aos pesquisadores – que, por sua vez, trabalham na constante melhoria do atendimento assistencial”, destaca a pesquisadora.

O diretor-presidente do Iges-DF, Sergio Costa, enfatiza que o instituto tem investido de forma efetiva no apoio às ações de ensino e pesquisa. A ideia é garantir, ao longo do tempo, uma prestação de serviços com mais qualidade para a população do DF.

“Com esses incentivos, os pacientes acabam sendo beneficiados de forma indireta, já que a assistência se torna mais qualificada por meio dos resultados positivos obtidos pelas pesquisas que receberam nosso auxílio”, destaca o gestor.

Napes

O núcleo de apoio oferece os serviços de consultoria para submissão do projeto de pesquisa para o CEP – Plataforma SEI; esclarecimento de dúvidas sobre Plataforma Brasil; captação de recursos para projetos/iniciação científica – editais internos e externos; elaboração do projeto de pesquisa – aspectos éticos; elaboração do projeto de pesquisa – aspectos metodológicos gerais; elaboração do projeto de pesquisa – aspectos metodológicos – proposta de análise dos dados; elaboração do projeto de pesquisa – aspectos metodológicos – Plano Amostral (tamanho e seleção da amostra); auxílio na estruturação de banco de dados dos pesquisadores; e esclarecimento de dúvidas sobre RedCap.

Além disso o Napes auxilia na gestão de grupos de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq; na divulgação científica de pesquisas realizadas por colaboradores na instituição, em mídias sociais, murais e site do Iges-DF; no programa de Iniciação Científica e Voluntária; e no Conselho Científico.

Mais informações sobre o Napes podem ser obtidas no link https://igesdf.org.br/nucleo-de-apoio-ao-pesquisador-napes/.

* Com informações do Iges-DF