07/08/2020 às 17:17

Retomada da coleta seletiva é ampliada

Serviço volta em várias cidades. Moradores do Gama também contarão com o atendimento

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

A partir de segunda-feira (10), o serviço de coleta seletiva do SLU volta a funcionar  no Guará I e  no Guará II, Ceilândia e quadras comerciais das Asas Sul e Norte. A novidade, além desse retorno, é que os moradores do Gama agora também passarão a contar com a prestação do serviço.

As empresas Valor Ambiental, Sustentare e Suma Brasil, que atuam nessas regiões, já tiveram seus planos de risco e segurança aprovados e seguirão cumprindo o cronograma de coleta conforme o site do SLU.

“O Gama é uma região onde a população sempre cobrou a presença da coleta seletiva. Agora, os moradores poderão contar com esse serviço e já podem colaborar separando seus resíduos”, disse o gerente de limpeza do SLU da Região Sul, Francisco Alves.

No dia 22 de julho, a empresa Valor Ambiental já havia retornado suas atividades no Cruzeiro Novo, Sudoeste/Octogonal, Lago Norte (CA), Sobradinho II, Shopping Popular, Setor Policial Sul, Vila Telebrasília e parte do Plano Piloto. Agora a empresa atenderá a rota das quadras comerciais das Asas Sul e Norte.

Já nas regiões atendidas pela empresa Sustentare, a volta acontece gradualmente, começando por Ceilândia. A empresa Suma Brasil retoma a coleta no Guará e Gama, região em que a prestação desse serviço foi interrompida há anos por questões contratuais.

Toda a coleta seletiva realizada pelas empresas vai para as cooperativas que mantêm contrato de triagem com o SLU e que atuam dentro dos galpões gerenciados pelo órgão. “Todas tiveram seus planos de risco e segurança aprovados e todas retornam segunda-feira”, explicou o assessor especial do SLU, Francisco Mendes.

Ao todo, o SLU tem 29 contratos com cooperativas de catadores. Desses,  11 são de coleta seletiva e 18 de triagem.

Para saber os dias e horários que a coleta seletiva atenderá sua região, acesse www.slu.df.gov.br.

* Com informações do SLU