10/8/20 12:31
Atualizado em 10/8/20 às 13:19

Hospitais recebem doação de 400 mil copos descartáveis

Produto produzido em papel é totalmente reciclável e feito a partir de fonte renovável

Foto: Vinícius de Mello / Agência Brasília

Os hospitais públicos do Distrito Federal terão, a partir desta segunda-feira (10), 400 mil copos descartáveis para uso dos profissionais de saúde. A doação foi feita pelas empresas Copak e Suzano Celulose ao Governo do Distrito Federal (GDF).

Os copos são produzidos com o Bluecup – o primeiro papel cartão brasileiro para copos. Totalmente recicláveis e feitos a partir de fonte renovável, o material permite o descarte tão necessário em tempo de pandemia, mas sem deixar de contribuir com o meio ambiente.

Os tradicionais copos descartáveis de plástico são produzidos a partir de poliestireno, componente derivado do petróleo, que é uma fonte não renovável de matéria-prima. Produtos fabricados a partir desse material não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos.

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Araújo, nos quase cinco meses de pandemia, as doações das empresas têm sido de grande importância para o DF. “Esses copos serão distribuídos, especialmente, no Hospital da Asa Norte (Hran) e Hospital de Ceilândia (HRC)”, adiantou.

“A gente sabe das dificuldades do Estado para fazerem compras, então acreditamos que a doação vai contribuir com a saúde, num momento em que é necessário o uso de descartáveis”, afirmou o empresario, diretor da Copak, João Paulo Verano.

O presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra-DF), Jamal Bittar, ressaltou a ação da indústria local. “Simboliza a importância e desenvolvimento da indústria do Distrito Federal”.

O vice- governador Paco Britto agradeceu a doação e lembrou a importância do uso dos copos recicláveis. “Incentivará o uso de descartáveis sustentáveis em local com grande circulação de pessoas”, disse.

Estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos plásticos produzidos diariamente segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe). A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que mais de oito milhões de toneladas de plásticos chegam aos oceanos todo ano.

Hospitais recebem doação de 400 mil copos descartáveis