11/08/2020 às 14:31, atualizado em 11/08/2020 às 14:39

Covid-19: GDF prorroga suspensão de cirurgias eletivas

Procedimentos de urgência e emergência permanecem sendo feitos nos hospitais da rede 

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Com o objetivo de concentrar esforços nos atendimentos de urgência e emergência em toda a rede pública de saúde do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde prorrogou novamente a suspensão das cirurgias eletivas, desta vez até o dia 23 de agosto. A medida ocorre enquanto o Distrito Federal atravessa o platô da pandemia do novo coronavírus.

A Secretaria lembra que esse tipo de procedimento está suspenso desde o dia 29 de junho e já tinha sido prorrogado uma vez, no momento em que o DF passava pelo pico da pandemia. A exceção permanece para os procedimentos oncológicos, cardiovasculares e transplantes, que continuarão sendo feitos normalmente.

De acordo com o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Gustavo Bernardes, a medida continua necessária para garantir o pleno atendimento às urgências e emergências relacionadas com a Covid-19. “Como os gargalos continuam, foi renovada a prorrogação por mais duas semanas”, informou o gestor.

Assistência

O objetivo da medida é assegurar a retaguarda de leitos no momento em que temos uma demanda maior nos hospitais. Os pacientes com alguma cirurgia de menor gravidade agendada entre os dias 29 de junho e 23 de agosto serão remarcados para depois dessa data.

*Com informações da Secretaria de Saúde