14/08/2020 às 17:02

Saúde e Sejus vacinam jovens e servidores do socioeducativo 

Adolescentes com idade entre 20 e 21 anos receberão uma dose única da vacina Tríplice Viral

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por meio da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (Subsis), começou a vacinar contra o sarampo os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa – além dos servidores do setor que têm entre 20 e 49 anos. 

A ação, que se estende até o dia 31 de agosto, é realizada em parceria com a Secretaria de Saúde e faz parte da estratégia nacional de imunização diante do aumento do número de casos de sarampo no Brasil no primeiro semestre deste ano.

 “Essa campanha reafirma o compromisso e o críplice Viral os adolescentes entre 20 e 21 anos e os servidores entre 20 e 49 anos, independentemente da quantidade de doses já registradas no cartão de vacina – desde que a última tenha ocorrido antes do dia 16 de março de 2020.


Os adolescentes com menos de 20 anos serão vacinados de acordo com os seguintes critérios:

  • Aqueles que tiverem apenas uma dose registrada: deverão receber a 2ª dose;
  • Aqueles que não tiverem nenhum registro: deverão receber a 1ª dose e, com intervalo de 30 dias, receber a 2ª dose
  • * Aqueles que já tiverem as duas doses registradas no cartão de vacina: não precisam ser imunizados

Os adolescentes e servidores que atuam nas unidades socioeducativas de atendimento inicial, internação e internação provisória, poderão se vacinar na própria unidade, de acordo com o cronograma interno de aplicação da vacina. 

Já os adolescentes e servidores que atuam nas unidades de semiliberdade e meio aberto poderão se vacinar junto à Unidade Básica de Saúde de referência do seu território residencial. Em ambos os casos, deverão ser apresentados o documento de identificação pessoal e o cartão de vacina.

* Com informações da Sejus/DF