16/08/2020 às 08:29, atualizado em 15/08/2020 às 17:29

Inscrições para eleições do Conselhos Regionais de Cultura terminam amanhã

 A composição nas RAs fortalece o Sistema de Arte e Cultura do DF

Por Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Até amanhã (17) estão abertas as inscrições para eleger os Conselhos Regionais de Cultura (CRCs) de cada uma das 33 Regiões Administrativas (RAs) do Distrito Federal. Previsto na Lei Orgânica da Cultura (LOC), esse órgão colegiado deliberativo fortalece e aprofunda o Sistema de Arte e Cultura do DF (SAC) ao trazer a voz da sociedade civil para a construção coletiva das políticas públicas para cultura no DF.

Neste ano, as eleições serão em formato on-line por conta da pandemia da Covid-19. O pleito para o triênio 2021/2024 foi convocado pelo Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF), com o objetivo de eleger o colegiado do CRCs em todas as RAs. São nove cadeiras para membros efetivos e nove para suplentes. Nesse sentido, há um intenso esforço de comunicação para sensibilizar a comunidade cultural de cada cidade a aderir às inscrições.

“O CCDF, por meio das parcerias e negociações realizadas junto à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, não tem medido esforços para garantir o funcionamento e existência política e social de uma das instâncias de participação mais importantes da sistemática do SAC/DF, os Conselhos Regionais de Cultura”, anunciou o presidente do CCDF em carta aberta (leia aqui) à sociedade civil.

Desde o lançamento do edital, os Conselheiros do CCDF estão atuando com ações de sensibilização numa estratégia de capilaridade e mobilização para oito macrorregiões. As ações estão pautadas no mapeamento das características de cada uma delas, com foco para as novas RAs criadas. “Caso o movimento artístico se organize, será formado o primeiro Conselho Regional de Cultural de Areal e Sol Nascente/Pôr do Sol. Isso será uma vitória para a cultura do DF”, aponta a conselheira Sol Montes.

Morador de Sol Nascente e membro da Rede Unificada de Cultura Periférica do Distrito Federal, Máximo Mansur acredita que as ações de sensibilização em comunidades de periferia são fundamentais para promover o debate sobre o fortalecimento dos movimentos culturais. Morador de Sol Nascente, ele destaca a importância do acesso à informação para os artistas das regiões de vulnerabilidade social, disponibilizando ferramentas e conhecimento para que estes entes participem de ações de democratização e construção de novas políticas culturais. “A população do Sol Nascente despertou para isto agora. Vamos chamar os artistas da ponta para o diálogo, no sentido de promover a construção coletiva da democracia destas comunidades”, reivindicou o artista.

O presidente do CCDF, Wellington Abreu, destaca que, nesta reta final do período de inscrição dos candidatos, o empenho do colegiado e dos agentes culturais é fundamental, de modo que possam alcançar o máximo de pessoas e, assim, incentivar a participação social para o aprimoramento das políticas públicas culturais do DF. “Contamos com o apoio de todos para democratizar as informações sobre as eleições dos Conselhos Regionais. Como será uma eleição remota, precisamos entender a dinâmica de cada região para estimular participação de novos agentes culturais, de todas as partes do DF”, completou.

Se inscreva no chamamento público para a escolha dos Conselheiros Regionais de Cultura do Distrito Federal, para o triênio 2021/2024.

O processo de eleição será online, incluindo as inscrições, habilitações, recursos, cadastro de eleitores, votação e resultados.

Cronograma:

Inscrição de candidaturas: 17 julho a 17 de agosto de 2020;

Diligências e habilitação das candidaturas válidas:  17 de agosto a 31 de agosto de 2020;

Divulgação das candidaturas habilitadas: 01 à 04 de setembro de 2020 às 22h00;

Recebimento de recursos: 07 a 11 de setembro de 2020

Divulgação das candidaturas va?lidas: 14 a 18 de setembro de 2020;

Realização das eleic?o?es On Line: 21 de setembro a 02 de outubro de 2020;

Homologação do resultado das eleic?o?es: 05 a 12 de outubro de 2020;

Publicação DODF dos Eleitos 13 outubro a 13 de novembro de 2020;

Posse WEB/Presencial 16 de novembro a 08 de janeiro de 2021;

* Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa