17/08/2020 às 20:08

Operação coordenada pela SSP/DF faz 220 abordagens no fim de semana

A ação tem caráter permanente, com foco na redução de crimes contra a vida

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

| Foto: Divulgação

Pelo terceiro final de semana consecutivo, a operação 5º Mandamento foi realizada em diversas regiões do Distrito Federal. De sexta a domingo, representantes das forças de segurança, do DF Legal e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) estiveram em Taguatinga, Recanto das Emas, Paranoá, Samambaia, Vicente Pires e Brazlândia. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), a ação tem caráter permanente com foco na redução de crimes contra a vida.

De acordo com o secretário-executivo de Segurança Pública, delegado Júlio Ferreira, o foco da Operação é a prevenção e repressão de crimes diretamente relacionados aos crimes violentos contra a vida, como o tráfico de drogas e o porte ilegal de arma. “Nosso objetivo é preservar vidas. Para isso, de forma integrada, as forças de segurança e demais órgãos realizam, de forma preventiva, abordagens em pessoas, veículos e comércios. Isso causa um impacto positivo na segurança da sociedade e faz parte de ações estratégicas da Segurança Pública para manter a redução de crimes conquistados no primeiro semestre deste ano”.

[Olho texto=”Nosso objetivo é preservar vidas” assinatura=”Delegado Julio Ferreira, secretário executivo de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”centro”]

As polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF) realizaram conjuntamente 220 abordagens. Em cada abordagem foi realizada a checagem de documentação como carteira de habilitação e registro do veículo, além de casos de mandados de prisão em aberto ou foragidos. “Esse é um trabalho conjunto e complementar entre as polícias. É de fundamental importância que essa verificação seja feita para que possamos tirar das ruas indivíduos com alguma pendência criminal”, explica o subsecretário de Operações Integradas (SOPI), coronel Márcio Vasconcelos.

O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) realizou 11 autuações por alcoolemia. Quatro condutores foram flagrados dirigindo inabilitados. Além disso, o Departamento recolheu seis veículos para o depósito e verificou três carteiras de habilitação vencidas. O DER/DF realizou 12 notificações.

Bombeiros militares passaram orientações a comerciantes locais sobre documentação e saídas de emergência. Três notificações foram dadas a donos de estabelecimentos que não cumpriam as normas exigidas.

DF Legal

O DF Legal fiscalizou 39 estabelecimentos nas seis regiões. Do total, oito comércios apresentavam irregularidades e foram notificados. Quatorze deles foram fechados. Foram feitas 11 interdições e aplicadas quatro multas.

A operação

Os locais de realização da 5º Mandamento são definidos com base em levantamentos e análises das Subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI), que mapearam locais, dias e horários e locais de maior incidência de cada crime. A coordenação é feita pela Subsecretaria de Operações Integradas (SOPI).

* Com informações da Secretaria de Segurança Pública