20/08/2020 às 21:24, atualizado em 21/08/2020 às 19:21

GDF limpa ruas e inicia galeria de águas pluviais em Planaltina

Mais de 150 toneladas de entulhos são recolhidas na região, que se prepara para receber uma importante obra no Córrego do Arrozal

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

| Foto: Divulgação

Aniversariante da semana, completando 161 anos de fundação, Planaltina volta a receber o GDF Presente. Nesta quinta (20), o Polo Norte passou por algumas regiões atendendo a demandas da população, além de também se preparar para iniciar uma importante obra no Córrego do Arrozal na próxima semana.

No Buritis III, região leste de Planaltina, caminhões do programa retiraram 150 toneladas de entulhos. Já no Jardim Roriz, na área norte, outras três toneladas de galhos e inservíveis foram recolhidos. Além de entulhos, o GDF Presente também atuou em uma escola de Planaltina: no Centro de Ensino Especial 01, próximo à Rodoviária da cidade, foi concluída a limpeza do pátio da unidade, inclusive com o auxílio de galinhas, levadas para combater a presença de escorpiões.

Além destes trabalhos pontuais, o Polo Norte também começou o planejamento de um empreendimento de grande relevância para os moradores do Córrego do Arrozal, localizado na divisa entre Planaltina e Sobradinho. Na próxima segunda (24), o GDF Presente, em parceria com ambas as administrações regionais, vai construir no local uma grande galeria de águas pluviais com manilhas de concreto.

[Numeralha titulo_grande=”150″ texto=”toneladas de entulho foram retiradas da região leste de Planaltina” esquerda_direita_centro=”centro”]

Moradora do Córrego do Arrozal há quase 30 anos, Franciely Silvéria ressalta a importância da obra para a comunidade. Ela relata que, em época de chuva, a rua principal fica intransitável, inclusive para os pedestres. “Quando chove, rasga a estrada no meio. Já teve momentos de ficarmos ilhados. Com as manilhas, a água vai ter um local certo para escorrer, vai nos ajudar muito”, explica.

| Foto: Divulgação

Franciely também elogia o contato próximo que está recebendo da administração regional de Planaltina para a solução tão esperada para esta antiga demanda: “O funcionário da administração me passou o número pessoal dele, está me dando feedback, está acompanhando o nosso pedido. Ter esse retorno é muito importante”.

Para o administrador regional de Planaltina, Célio Rodrigues, as ações do GDF Presente resultam em uma união importante de diversas áreas do governo para auxiliar as regiões administrativas. “Hoje temos uma cidade mais limpa, mais bonita, mais bem cuidada, graças ao GDF Presente e também ao Detran, SLU, Novacap e DER-DF”, ressalta.

Outras áreas

No SIA, o GDF Presente continua com ações de limpeza para a região. Nesta quinta (20), oito caminhões do Polo Central recolheram 54 toneladas de entulhos e inservíveis no Setor de Chácaras. Já na parte central, o programa utilizou água tanto para regar o canteiro da entrada da cidade quanto para lavar mais paradas de ônibus.

| Foto: Divulgação

Em São Sebastião, as equipes do Polo Leste finalizam nesta próxima sexta (21) as ações de recolhimento de entulhos e inservíveis pelas ruas da cidade. Até o momento, 256 toneladas já foram recolhidas pelo GDF Presente.