25/08/2020 às 14:54, atualizado em 17/04/2024 às 12:03

Desemprego diminui no Distrito Federal

Contingente de desempregados cai em 34 mil pessoas entre junho e julho

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED), divulgada nesta terça (25), aponta uma diminuição na taxa de desemprego, de 21,6% para 19,1%, entre junho e julho de 2020. O contingente de desempregados diminuiu em 34 mil pessoas.

Em relação à ocupação, em julho de 2020 houve aumento de 4%, o que significa mais 48 mil pessoas – 26 mil no setor de serviços, 12 mil no comércio e reparação e 2 mil na indústria de transformação. Em relação à Administração Pública, entretanto, houve diminuição de 1,7% se comparado a julho de 2019. Ainda sobre o período, em relação ao número de ocupados, segundo setores de atividade econômica do DF, os dados mostram um aumento no número do contingente de assalariados em 2,7%, ou 23 mil pessoas, em decorrência do acréscimo no setor privado. No setor público esse número praticamente não variou, e foi de -0,3%.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Durante a apresentação da PED, em live no canal Codeplan no YouTube, as especialistas do DIEESE e Codeplan mostraram-se animadas com os dados diante desse momento de crise causada pela pandemia, como comenta Clarissa Schlabitz, diretora de estudos e pesquisas socioeconômicas da Codeplan. “Os dados da PED mostram uma melhora do mercado de trabalho desde abril, apontando aumento no número de ocupados e redução do número  de desempregados. Porém, quando comparado a outros anos, ainda se observa um mercado de trabalho bastante impactado pela crise sanitária atual” explica. Confira aqui toda a pesquisa.

* Com informações da Codeplan