25/08/2020 às 16:06, atualizado em 25/08/2020 às 17:59

Mais de 400 ações em bares e restaurantes nos finais de semana

Vigilância Sanitária fiscaliza estabelecimentos desde a reabertura deles em julho

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

| Foto: Divulgação

O trabalho da Vigilância Sanitária do Distrito Federal tem sido intenso desde a reabertura de bares e restaurantes. Além de participar das operações integradas com outros órgãos do GDF, ainda são realizadas ações fiscais somente das equipes da Vigilância Sanitária para realizar vistorias e atender denúncias.

O objetivo do trabalho intenso é verificar se os estabelecimentos estão respeitando as normas de segurança estabelecidas no Decreto do GDF no combate à pandemia do novo coronavírus.

“Desde a reabertura de bares e restaurantes, já realizamos 400 ações fiscais somente nos finais de semana. São ações realizadas pelas quatro equipes, cada uma composta de três auditores e um motorista, da Vigilância Sanitária. Essas equipes verificam os estabelecimentos de perto, fazendo vistoria em todas as áreas, verificando capacitação dos funcionários, registros de temperaturas, manipulação de alimentos. São ações que duram, pelo menos, uns 30 minutos”, explica a gerente de Fiscalização da Vigilância Sanitária do DF, Márcia Olivé.

Desde o dia 15 de julho, data em que bares e restaurantes voltaram a funcionar em todo o Distrito Federal, a Vigilância Sanitária já realizou mais de 1.800 ações fiscais nestes estabelecimentos, 15% são demandas da Ouvidoria do GDF.

“As denúncias aumentam nos finais de semana. Somente no último sábado, no período das 19h às 2h, atendemos 56 reclamações sobre o descumprimento do Decreto do GDF em bares e restaurantes. As principais irregularidades são aglomeração e não uso de máscara. Essas ações fiscais foram realizadas por duas equipes e resultaram em 16 autos de infrações e cinco estabelecimentos fechados”, informa.

[Olho texto=”As principais irregularidades são aglomeração e não uso de máscara” assinatura=”Márcia Olivé, gerente de Fiscalização da Vigilância Sanitária do DF” esquerda_direita_centro=”centro”]

Final de semana

No último sábado a Vigilância Sanitária participou de todas as operações previstas em conjunto com os órgãos do GDF. As operações ocorreram das 8h às 12 e das 14h às 17h no Plano Piloto, Recanto das Emas e Ceilândia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além disso, durante à noite, duas equipes da Vigilância Sanitária atenderam 56 denúncias de bares e restaurantes e uma denúncia de condomínio, sendo tudo relacionado ao desrespeito às normas estabelecidas contra a pandemia, com aglomeração, não uso de máscara e não adoção das medidas de segurança de prevenção da Covid-19.

À noite, a Vigilância Sanitária contou com o apoio da Polícia Militar. As denúncias foram no Plano Piloto, no Pistão Sul, em Taguatinga, São Sebastião e Sudoeste. No domingo foi em Ceilândia e à tarde no Plano Piloto. Foram ações integradas com os órgãos do GDF, que resultaram em quatro autuações e uma interdição. Para denunciar, basta ligar no telefone 162.

* Com informações da Secretaria de Saúde