26/08/2020 às 18:40, atualizado em 28/08/2020 às 09:37

Expoabra volta, desta vez de forma virtual

Decreto do governador Ibaneis autoriza eventos – sem público – na Granja do Torto. Exposição vai de 5 a 8 de novembro

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

A pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) mudou a forma de organizar eventos em todo o mundo. No setor agropecuário não foi diferente, e o meio virtual foi o caminho encontrado pelo Parque de Exposições Granja do Torto (PGT) para realizar a Expoabra Digital, entre 5 e 8 de novembro, lá mesmo, na Granja do Torto.

Nesses quatro dias de Expoabra, o espaço de 74 hectares será palco de palestras e talk shows com especialistas do ramo; capacitação prática com clínicas especializadas; provas técnicas e regulamentadas; negócios em formato virtual; venda e leilão de animais; feira de negócios e lives com artistas. Tudo isso só será possível graças a publicação do Decreto Nº 41.137/2020 do Governo do Distrito Federal (GDF).

O texto autoriza a realização de provas e eventos agropecuários na Granja do Torto de modo virtual e sem a presença de público e determina a forma adequada da utilização e manejo de animais. O grupo que administra a Granja do Torto comemora a publicação e amplia os protocolos sanitários.

De acordo com a administração do PGT, as medidas serão tomadas logo na entrada do parque, como a medição de temperatura e o exame de Covid-19 para os competidores. Não será permitida a comercialização de bebida alcóolica nem a montagem de praça de alimentação.

“A importância desse decreto é para que a Granja não pare. Se a gente esperar as coisas acontecerem e a energia que foi aplicada, morre. A gente sabe disso, então estamos fazendo a Expoabra para a Granja não parar e estimular o setor agropecuário do DF”, explica o diretor-presidente do Serviço Social Parque Granja do Torto, Eugênio Faria.

Ainda segundo os organizadores, os eventos terão duração mais curta, justamente para um controle maior dos competidores. O distanciamento será respeitado e a alimentação deverá ser providenciada por cada equipe. O PGT vai cuidar da higienização dos espaços. Para o público, a experiência será 100% virtual.

“Fizemos a proposição ao governador Ibaneis Rocha e ele entendeu ser oportuno o decreto. As pessoas vão poder acompanhar de casa. Este seria o primeiro ano da volta da Exposição Agropecuária, de devolver isso para a sociedade, que ficou um tempo sem ter este evento. Vamos conseguir fazer de forma virtual e vai servir de teste para voltarmos no ano que vem”, acrescenta o secretário executivo de Agricultura do DF, Luciano Mendes da Silva.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A publicação do decreto abre o caminho para a realização de atividades técnicas e esportivas equestres com restrição de público e garantia de organização para que não haja aglomeração.

“Neste evento vamos lançar o mercado de negócios do parque. No futuro, com o fim da pandemia, a gente viabiliza fisicamente os espaços, como restaurantes e os leilões periódicos, onde vamos vender de filhotes de aves até máquinas de grande porte”, aponta Eugênio.