29/08/2020 às 16:45, atualizado em 29/08/2020 às 16:48

MPDFT vistoria Hospital de Campanha da PM e atesta pleno funcionamento

Unidade foi fiscalizada pela força-tarefa do órgão nesta sexta-feira (28)

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Hospital de Campanha da PM foi visitado também pelo secretário de Saúde (à direita) | Foto: Agência Saúde

O Hospital de Campanha do Centro Médico da Polícia Militar recebeu, nesta sexta-feira (28), a visita da força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para fiscalização de serviços de saúde na pandemia de Covid-19. O propósito da inspeção foi fiscalizar as instalações da unidade, em especial a situação dos medicamentos e dos profissionais que atuam no local, destinado ao tratamento de pacientes acometidos pelo coronavírus.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O secretário interino de Saúde, Osnei Okumoto, foi ao hospital e teve a oportunidade de conversar com a equipe do Ministério Público pouco depois que eles terminaram a inspeção. “Na ocasião, eles teceram elogios pelo trabalho efetuado aqui. São 520 funcionários no hospital, fora os médicos. Pude observar que são profissionais muito bem treinados e muito bem capacitados para poder fazer esse atendimento”, afirmou.

De acordo com o secretário, o Ministério Público encontrou o hospital de campanha organizado, com o quadro de recursos humanos apropriado, além do estoque de medicamentos suficiente. “Eles ficaram impressionados com toda a estrutura que foi colocada aqui. Esses elogios são muito importantes para nós”, destacou.

Hospital conta com 80 leitos de UTI em funcionamento e profissionais treinados | Foto: Agência Saúde

Também presente ao hospital de campanha, o secretário adjunto de Saúde, Olavo Muller, destacou a excelência do atendimento na unidade e a qualidade dos profissionais que lá atuam.

“É uma equipe muito bem treinada, em um hospital excepcional do ponto de vista arquitetônico – inclusive na distribuição das equipes aqui dentro. Só podemos dar os parabéns a toda a equipe do hospital de campanha”, elogiou.

“A instituição agradece e se coloca à disposição para o que precisarem. Ficamos lisonjeados pela presença de vocês”, agradeceu o diretor-geral da Associação Saúde em Movimento, Cláudio Vitti, responsável por gerir o hospital.

Hospital de campanha dispõe de capela | Foto: Agência Saúde

Ocupação

Dos 80 leitos de UTI com ventilação mecânica disponíveis na unidade para pacientes com a Covid-19, 48 estão ocupados até o momento. Além disso, dos 20 leitos de enfermaria abertos, 17 estão em uso.

[Olho texto=”“Não há falta de medicamentos. Não há falta de leitos. Tudo está sendo encaminhado da melhor maneira possível para um hospital que está apenas há um mês em funcionamento”” assinatura=”Osnei Okumoto, secretário interino de Saúde” esquerda_direita_centro=”centro”]

Na visita ao hospital de campanha, o secretário interino de Saúde fez questão de conferir pessoalmente a situação dos leitos. Também conheceu mais sobre o fluxo de atendimento e averiguou o abastecimento de medicamentos.

“Estamos diariamente em contato com a equipe, vendo todas as fragilidades que possam acontecer – e todas elas são sanadas rapidamente. A Secretaria de Saúde estará sempre presente para que possamos, cada vez mais, oferecer segurança e eficiência no tratamento dos pacientes com Covid-19 no Distrito Federal”, concluiu o secretário.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde