30/08/2020 às 11:06, atualizado em 30/08/2020 às 16:31

Vem aí o festival de curtas das escolas do Distrito Federal

Totalmente on-line devido à Covid-19, evento estimula a criação de estudantes e servidores 

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

O incentivo à produção audiovisual na rede pública de ensino do Distrito Federal permanece durante o ano letivo de 2020, mesmo com adaptações em razão da pandemia do novo coronavírus. 

Para que a comunidade escolar possa usar a criatividade e produzir vídeos, com no máximo dois minutos de duração, a Secretaria de Educação se mobiliza para realizar a 1ª Mostra On-line de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal #Curtadecasa.

A iniciativa surge para estimular a linguagem audiovisual na educação, a produção autoral e o protagonismo de estudantes, servidores das carreiras magistério e assistência durante o período da pandemia.

Neste ano, como medida de segurança para conter a disseminação da Covid-19, a Secretaria não realizará o Festival de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal – evento com o mesmo objetivo da mostra on-line e que fazia parte do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, um dos principais do país.

A 1ª Mostra On-line de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal #Curtadecasa será uma oportunidade de dar continuidade por meio virtual às atividades propostas e estimuladas pela Secretaria de Educação.

Como incentivo, 60 filmes inéditos, selecionados por uma curadoria, serão divulgados no portal do evento. Além disso, a mostra também abordará temas relacionados ao audiovisual em três lives que acontecerão no mês de setembro. O cronograma estará na página do evento.

Como participar
As inscrições serão de 5 a 19 de outubro de 2020. Podem participar estudantes dos ensinos Fundamental, a partir dos 13 anos, e do Médio; da Educação Profissional; da Jovens e Adultos (EJA); e dos Centros Interescolares de Línguas (CILs). Além disso, os servidores das carreiras magistério e assistência também poderão se inscrever individualmente.

Diferente de como acontecia no Festival de Curtas das Escolas Públicas, os estudantes poderão realizar suas produções de forma independente, já que os profissionais da educação estarão envolvidos com seus próprios curtas. No entanto, poderão contar com dicas nos vídeos da página da mostra.

A primeira edição terá tema livre. Uma das exigências para as produções de vídeos é a duração máxima de dois minutos, contando com os créditos. Para a inscrição, será necessário que os curtas estejam publicados em alguma plataforma de compartilhamento de vídeos.

Selecionados
Após o período de inscrições, o material  será avaliado por uma curadoria que vai selecionar 60 filmes inéditos.

Serão escolhidos 20 curtas dos anos finais do Ensino Fundamental; 20 do Ensino médio, EJA , e Educação Profissional e 20 de servidores das carreiras magistério e assistência à educação. Os estudantes que estão matriculados nos CILs  poderão participar, conforme previsto no regulamento.

Os filmes poderão ser vistos pelo público na página da 1ª  Mostra On-line.

Para resgatar o que de melhor já foi produzido, também estarão disponíveis para o público 30 filmes selecionados das cinco últimas edições do Festival de Curtas das Escolas Públicas.

 Acesse a página da 1ª Mostra On-line de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal #Curtadecasa com o regulamento e mais informações sobre o evento.

 

* Com informações da Secretaria de Educação