31/08/2020 às 20:37, atualizado em 01/09/2020 às 10:06

GDF Presente reforça limpeza dos bueiros antes do começo das chuvas

Força-tarefa para limpar bocas de lobo

Por Gizella Rodrigues I Edição: Carolina Jardon

O Governo do Distrito Federal aproveita a estiagem para reforçar força – tarefa para manutenção e limpeza das bocas de lobo das cidades do DF.

A ideia é desobstruir os bueiros e permitir que as águas da chuva escorram livremente pela rede de drenagem de águas pluviais e assim evitar os alagamentos.

Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Governo (SeGov) e executados pelas equipes do GDF Presente e das administrações regionais, com apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Nesta segunda-feira (31), a limpeza foi feita nas bocas de lobo do Cruzeiro, Samambaia e Asa Norte. No fim de semana, bueiros da via Hélio Prates, em Ceilândia, e do Sol Nascente foram desobstruídos. Nesta terça-feira (1º/9), o trabalho será feito em Vicente Pires.

“A gente faz essa limpeza constantemente, mas resolvemos intensificar já que as chuvas estão chegando”, afirma o secretário executivo das Cidades, que é vinculada à SeGov, Valmir Lemos de Oliveira.

De acordo com ele, as equipes, além de fazer as ações rotineiras do GDF Presente, estão trabalhando em duas frentes prioritárias e intensificam as operações tapa-buracos e a limpeza das bocas de lobo.

“Queremos preparar o DF para as chuvas, esse serviço será feito em todas as cidades. É uma corrida contra o tempo” diz o secretário. Historicamente, o período de chuvas no DF começa a partir da segunda quinzena de setembro.

Plano Piloto

No Plano Piloto, a limpeza começou pela quadra 716/916 Norte. Até o fim da semana, todas as bocas de lobo das quadras 700/900 serão desobstruídas. Uma equipe do Polo Central Adjacente, que trabalhava desde sexta-feira (28) no Lago Norte, foi enviada para a Asa Norte dada a urgência do serviço.

“Retiramos as folhas e o lixo, lavamos as bocas de lobo e fazemos os reparos necessários nas estruturas”, explica Alexandro César, coordenador do Polo.

Para a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, boca de lobo não pode ser tratada como lixeira  “É importante contar com o empenho da população que deve descartar o lixo no lugar correto. A manutenção de bocas de lobo no período da seca é fundamental para evitar obstrução e alagamentos no período chuvoso”, diz.

A região que fica entre as quadras de final 10 e 12 Norte é um ponto crítico de alagamento no Plano Piloto. A personal trainer Kika Lucena, 54 anos, dá aulas em uma academia da 511 Norte, rua que constantemente fica embaixo d’água durante a temporada de chuvas.

“Quando a chuva tinha uma duração maior, de mais que algumas horas, sempre inundava. Se chovia a madrugada toda, era praticamente certo que a rua estaria alagada”, conta.

Segundo Kika, a água invadia o subsolo dos prédios, onde fica a academia. “No ano passado os proprietários da academia colocaram uma porta de ferro e construíram umas barreiras de proteção e a água nunca mais entrou. Mas aquela quadra é problemática”, completa.

O GDF vai construir uma nova e ampla rede de drenagem no Plano Piloto que vai acabar com os históricos alagamentos e enxurradas. O projeto prevê a construção de três galerias pluviais que atenderão as Asas Norte e Sul com uma lagoa de qualidade cada uma, responsável por decantar as impurezas e levar as águas mais limpas para o Lago Paranoá. O processo é inédito, tem previsão de investimento de aproximadamente R$ 100 milhões e está quase pronto para licitação.

Planaltina

O Polo Área Norte do GDF Presente continua os trabalhos no Núcleo Rural Córrego do Arrozal, em Planaltina. Nesta segunda-feira (31), as equipes deram continuidade à obra de recuperação de galeria de águas pluviais na Rua da Igrejinha e de reabertura da estrada de acesso às chácaras por dentro da Rua da Igrejinha, uma demanda de mais de 10 anos. Eles também retiraram dois caminhões de inservíveis no Buritis 4.