02/09/2020 às 20:50

Ciclovia da DF-128 ganhará extensão até a BR-020

Com mais 1,2 km, a pista vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Obras avançam e estão na fase de aplicação de cascalho para a base da pista | Foto: Divulgação/DER

Quem pedala pela ciclovia da DF-128 tem motivos para comemorar: o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) vai estender o percurso dessa faixa exclusiva para ciclistas. A nova configuração levará benefícios a aproximadamente 20 mil pessoas na região.

Atualmente com 1,3 km de extensão, a pista, que tem 2,5 metros de largura, começa na altura do 1º Distrito Rodoviário do DER e vai até a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na Estância Mestre d’Armas. Com a adição de 1,2 km, os ciclistas poderão pedalar até a BR-020.

Obra em execução

Empreendido por administração direta do DER, o trabalho, que já se encontra na fase de aplicação de cascalho para a base, conta com a mão de obra de sete servidores. A segunda fase será a pavimentação, seguida por sinalização vertical (pintura) e horizontal (instalação de placas).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

“Nós vamos fazer toda a parte de terraplenagem, dar uma melhorada na sub-base da faixa já existente, tratar a base com cascalho e instalar a massa asfáltica nesse novo trecho”, detalha o chefe do 1º Distrito Rodoviário, Kênio Avelar. A expectativa é concluir a obra até o fim deste mês.

Usuário constante de bicicleta, o estudante de engenharia elétrica Emerson Vieira, 25 anos, destaca a importância de ter uma via exclusiva para ciclistas. “Não é nada seguro disputar espaço com os motoristas, ainda mais em BR”, comenta.  Assim como ele, várias outras pessoas que têm na bicicleta seu meio de transporte ganharão mais espaço para se locomover.

* Com informações do DER/DF