02/09/2020 às 12:43, atualizado em 02/09/2020 às 13:36

Policlínica de Taguatinga passa a ofertar Enoxaparina

Coagulante, que pode ser utilizado em pacientes de Covid-19, também tem pontos de distribuição no Hospital de Base e na Policlínica de Planaltina

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

A unidade de saúde de Taguatinga passa a ofertar o remédio, mediante confirmação de diagnóstico | Foto: Divulgação/Agência Saúde

 

Pacientes que precisam de Enoxaparina contam com mais um posto de dispensação do medicamento: além do Hospital de Base e da Policlínica de Planaltina, agora a Policlínica de Taguatinga também oferta esse produto. A medida foi adotada pela Secretaria de Saúde (SES) para aumentar o acesso ao remédio, um anticoagulante que, indicado para evitar a trombose venosa e pulmonar, passou a ser utilizado também na profilaxia para pacientes diagnosticados com a Covid-19.

“O objetivo também é evitar aglomeração da população em um único ponto de distribuição – no caso, o [Hospital de] Base, que tem maior procura – , como medida de prevenção ao contágio do coronavírus”, esclarece a gerente da Assistência Farmacêutica Especializada da SES, Julia Moreira de Souza Dantas.

A SES oferta a medicação nos casos de infecção por coronavírus de localização não identificada, diagnóstico por Covid-19 confirmado por exame laboratorial e diagnóstico clínico ou epidemiológico da doença quando a confirmação laboratorial é inconclusiva ou não está disponível. Além disso, o medicamento também é indicado para pacientes com episódio de exposição a alguma doença transmissível não especificada.

Todos os casos são avaliados pelo médico que prescreve a receita, para que a pessoa possa ter acesso ao remédio. No Distrito Federal, cerca de 600 pacientes são atendidos com essa medicação. A Enoxaparina é dispensada nas apresentações de 40mg, 60mg e 80mg.

Para retirar o medicamento, confira a lista de documentos necessários e acesse o formulário  a ser preenchido.

* Com informações da SES