03/09/2020 às 19:24

Com 1.750 lotes, segunda etapa do Riacho Fundo II é regularizada

Área de Interesse Social abriga população estimada em 8 mil habitantes

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Regularizações aprovadas pelo Conplan encerram demanda populacional de 20 anos | Foto: Agência Brasília

A regularização da segunda etapa do Riacho Fundo II foi aprovada nesta quinta-feira (3) pelo Conselho de Planejamento Territorial Urbano (Conplan), por videoconferência. A localidade, que abrange os conjuntos (QC) 1 a 6, é uma Área de Interesse Social (Arins) onde vive uma população estimada em 8 mil habitantes.

Clique aqui para conhecer os projetos

O projeto, apresentado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab-DF), cria 1.750 lotes destinados a residências, comércio, serviços e equipamentos públicos. A regularização foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes.

A poligonal do projeto faz confrontação com a primeira etapa do Riacho Fundo II, ao norte; com a terceira etapa do Riacho Fundo II, ao sul; e, ao oeste, com a via Estrada Parque do Contorno (EPCT), que divide o Riacho Fundo II com o Recanto das Emas.

Pontas de Quadras em Ceilândia

Os conselheiros também aprovaram o projeto urbanístico denominado Pontas de Quadras, em Ceilândia (QNO 04, Conjunto N). De acordo com o planejamento da Codhab, serão regularizados 14 lotes que vão beneficiar 49 habitantes.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O presidente da Codhab, Wellington Luiz, afirmou que as regularizações aprovadas hoje encerram uma dívida de 20 anos com a comunidade e resgatam a confiança no poder público.

“A regularização é uma determinação do governador Ibaneis Rocha e demonstra sensibilidade e respeito com a população. É um gesto importante que mostra que, mesmo em tempos de pandemia, o governo continua trabalhando forte para atender à comunidade”, destacou o gestor.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, o número de Arins regularizadas “é reflexo de um trabalho árduo, das áreas técnicas da Seduh, da Codhab, das concessionárias e do Instituto Brasília Ambiental [Ibram], que, juntos, têm atuado com celeridade e eficiência na análise dos projetos”.

 

* Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação