04/09/2020 às 21:18, atualizado em 25/09/2020 às 14:08

Rota do Cavalo ganha cara nova com trilha equestre

Parceria entre Setur e DER/DF prevê tratamento rústico para passeios a montaria, ciclovia e sinalização na região de turismo rural

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Trilhas cruzarão vasta área rural coberta por vegetação típica do Cerrado | Foto: Fábio Góis / Agência Brasília

A Rota do Cavalo, tradicional destino do turismo rural em Sobradinho, começou a ganhar cara nova nesta semana. Um trecho de cerca de 10 quilômetros receberá tratamento rústico de terra batida para privilegiar os passeios a cavalo oferecidos por diversos haras e propriedades da região. A ação de estruturação da trilha equestre integra o projeto de promoção do turismo rural no Distrito Federal, parceria entre a Secretaria de Turismo (Setur-DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), sob coordenação da Secretaria de Governo (Segov-DF).

As máquinas iniciaram as primeiras ações nesta quarta-feira, com a visita do secretário de Governo, José Humberto Pires, acompanhado da secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, e do diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Júnior.

[Olho texto=”“As pessoas estão buscando cada vez mais contato com a natureza, com suas raízes, procurando alternativas ao cotidiano urbano e um turismo sustentável”” assinatura=”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo” esquerda_direita_centro=”centro”]

O secretário de Governo, José Humberto Pires, lembrou que o governador Ibaneis Rocha abraçou as demandas da Associação da Rota do Cavalo desde o início da gestão. “Estávamos inaugurando a pavimentação deste trecho da DF-440 e os empresários apresentaram esta dificuldade em relação à estrutura turística da região. De imediato, o governador gostou das ideias e se prontificou a inserir a Rota do Cavalo em nossos trabalhos”, relembrou.

O trabalho na região será feito em duas etapas, com a primeira entregue nas próximas semanas. A finalização do empreendimento, que reúne uma ciclovia e outras obras de melhoria em uma licitação, será preparada pelo DER/DF.

Vanessa Mendonça destacou a importância das benfeitorias para a região e mencionou o trabalho feito pela Setur em benefício do turismo rural do DF. “Desde o primeiro dia de nossa gestão procuramos os empresários do turismo rural para desenvolver um trabalho sustentado no tripé estruturação, qualificação e promoção”, destaca a secretária.

“Estamos realizando estas melhorias na trilha equestre ao mesmo tempo em que estamos capacitando do empresário aos trabalhadores mais humildes e divulgando as atrações. A Rota do Cavalo tem um potencial enorme de geração de emprego e renda para a região e nós estamos trabalhando para isso”, arremata Vanessa Mendonça, acrescentando que entre as ações ainda previstas pela parceria com o DER/DF está a instalação de 57 placas sinalizando a localização da Rota do Cavalo.

Já o diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Júnior, ressaltou a união entre os diversos setores do governo no sentido de concretizar ações. “Nosso governo não promete, já procura a população mostrando o trabalho sendo feito, sempre de forma integrada, como foi agora com a Secretaria de Turismo”, afirmou.

Confiança no futuro

A presidente da Associação Rota do Cavalo, Vera Fernandes, comemorou o anúncio e reafirmou a confiança dos empreendedores da região no projeto. “São milhares de pessoas que dependem da estruturação do nosso turismo para manter seus empregos e garantir renda”, destacou.

Uma das empresárias da região, Heron Garcia faz coro à importância do trabalho desenvolvido pela Setur-DF junto ao segmento. “Muitos empresários estavam retraídos há muitos anos, com as belezas de suas propriedades escondidas. Hoje isso vem mudando, com nosso grupo disposto a mostrar para o Brasil e para o mundo como a Rota do Cavalo é atrativa em belezas e pessoas maravilhosas”, acrescenta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A Rota do Cavalo nasceu há cerca de 30 anos, a partir da união de esforços de empreendedores em torno da consolidação da região como destino turístico. Segundo Vanessa Mendonça, o fortalecimento do turismo rural em Brasília segue uma tendência mundial.

“As pessoas estão buscando cada vez mais contato com a natureza, com suas raízes, procurando alternativas ao cotidiano urbano e um turismo sustentável. A Rota do Cavalo tem uma característica privilegiada de poder oferecer isso tudo tão perto do centro de Brasília. Além disso, 70% do Distrito Federal é constituído de zona rural, o que mostra um mercado enorme a ser explorado”, ressaltou.

 

* Com informações da Secretaria de Turismo