06/09/2020 às 09:13, atualizado em 05/09/2020 às 23:20

Estudantes da rede pública celebram 7 de Setembro em vídeo

Crianças e adolescentes gravaram a trilha sonora, cada uma em sua casa, com diferentes instrumentos

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Cada estudante gravou de casa com seu instrumento: rede pública de ensino comemora o Brasil do jeito que os tempos permitem | Reprodução

Este ano, a rede pública de ensino comemora o 7 de Setembro de uma forma diferente. Se a pandemia da Covid-19 não permite comemorar a Independência do Brasil em grupo, sempre há um jeito. Assim, 27 crianças e adolescentes das bandas CEF 02 do Guará, CEF 11 do Gama e Santa Maria em Pauta, cada uma em sua casa, com diferentes instrumentos, gravaram a música O Sol, do repertório do Jota Quest, para a produção de um vídeo em homenagem à pátria.

Imagens do céu de Brasília e de desfiles anteriores completam a produção, feita pela Secretaria de Educação (SEE). Coube ao monitor e maestro da Banda CEF 11 do Gama, Lincoln Costa, reunir todo o material e cuidar da edição musical.

“O princípio de artista de não desistir fácil veio à tona para os organizadores e estudantes”, destaca o maestro, formado pela Escola de Música de Brasília. “A gente foi pensando em soluções a cada etapa. Esse vídeo foi uma oportunidade para os estudantes ficarem mais ativos no projeto de música, animados e querendo participar.”

Produção conjunta

A coordenação foi da professora Danyela Martins Medeiros, da Subsecretaria de Educação Básica (Subeb) da SEE. “Pensar em uma atividade não presencial para os nossos estudantes em comemoração ao 7 de Setembro não foi tarefa fácil, mas contei com a dedicação e compromisso dos professores apaixonados por ensinar música nas escolas, e o resultado foi esse vídeo que nos encheu de emoção”, comemora.

Rafael Medeiros da Silva Carlos, da banda CEF 02 do Guará: primeira vez em uma gravação | Foto: Acervo pessoal

A dedicação ao desafio se estendeu na casa de Danyela. Aos 9 anos, seu filho Rafael Medeiros da Silva Carlos, da banda CEF 02 do Guará, participou pela primeira vez de uma gravação. “Demorei bastante para desenvolver esta música, errava várias vezes, mas consegui, entreguei no prazo e estou muito feliz”, conta o estudante, que toca trompete e estuda na Escola Classe 05 do Guará.

Além dos professores, também participaram da produção os maestros Adailton da Cunha (CEF 02 do Guará) e Thiago Francis (CEF 11 do Gama) e a responsável pelo projeto da Banda Santa Maria em Pauta, Priscila Egídio Sabino. A edição final foi feita pela Assessoria de Comunicação da SEE.

Assista, abaixo, ao vídeo.

 

 

* Com informações da SEE