06/09/2020 às 10:00, atualizado em 06/09/2020 às 10:38

Orquestra Sinfônica exalta a força do Hino Nacional Brasileiro

Músicos revelam os detalhes da gravação da obra, cheia de sutilezas melódicas

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Sob regência do maestro Claudio Cohen, a OSTNCS gravou o Hino Nacional para a Semana da Pátria | Foto: Arquivo/Agência Brasília

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), que neste domingo (6) participa das comemorações de abertura da Semana da Pátria, fez a gravação especial do Hino Nacional Brasileiro (1831, Joaquim Osório Duque-Estrada e Francisco Manuel da Silva), disponível em seu canal no YouTube. A gravação também será exibida no 7 de Setembro, na programação especial da TV Brasil.

“O Hino Brasileiro está entre os mais belos”, afirma o maestro da OSTNCS, Claudio Cohen. “Tem uma introdução ornamentada, o que é de extrema dificuldade na execução para os músicos”. A marcha que serve de símbolo nacional é, segundo Cohen, comparável ao hino da França, La Marseillaise (1792, Claude Joseph Rouget de Lisle). Ambos, explica, são hinos de caráter marcial e heroico. “Na verdade, A Marselhesa foi muito tocada no século 19 como hino de independência em solenidades; houve até a sugestão de adotá-lo oficialmente”, relata Cohen.

Instrumentistas celebram

A gravação ocorreu de forma remota, com cada instrumentista em sua residência, sob a batuta do maestro Claudio Cohen. Trompetista da OSTNC desde 1985, Gedeão Lopes Oliveira revela o papel de seu instrumento no desempenho do Hino: “O trompete é, por sua natureza marcial e de grande projeção sonora, o instrumento musical que conclama para o campo de batalha e anuncia grandes eventos”. Essa solenidade também tem ecos religiosos, remetendo aos toques de anjos em passagens bíblicas.

A primeira flautista da Sinfônica, Mechthild Bier, explica que seu instrumento é o que toca a melodia principal, papel geralmente desempenhado pela flauta em orquestras e bandas. Bacharel e mestre pela Escola Superior de Música Franz Liszt, de Weimar, na Alemanha, com po?s-graduac?a?o no Conservatório Nacional de Strasbourg, na França, Mechthild é membro da OSTNCS desde 2018.

Percussionista da orquestra desde 1986 e professor aposentado da Escola de Música de Brasília, Wellington Vidal comanda a percussão indispensável ao andamento do Hino. Ele toca a caixa clara, instrumento que remonta à Idade Média. “Tem a função de dar ao corpo sinfônico a marcação rítmica e também texturas e coloração orquestrais, juntamente com o bombo e os pratos”, esclarece.

Setembro em concerto

Este mês, a OSTNCS segue com concertos em seu no canal do YouTube, todas as terças-feiras. Acompanhe, abaixo, a programação.

Dia 8
Heitor Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras n.° 1
Ralph Vaughan Williams – Fantasia sobre um Tema de Thomas Tallis

Dia 15
Jacques Ibert – Concerto para Flauta e Orquestra
Solista: Mechthild Bier
Carl Nielsen – Sinfonia n.° 1

Dia 22
Lançamento do Selo da ECT comemorativo aos 250 anos do nascimento de Beethoven
Ludwig van Beethoven – Sinfonia n.° 7 em Lá Maior Op. 92

Dia 29
Maurice Ravel – Ma Mère l’Oye Suite
Richard Strauss – Don Juan

* Com informações da Secec