07/09/2020 às 09:37

Força-tarefa do GDF dá uma geral no Parque Jequitibás

Trabalhos começam nesta terça-feira (8). Unidade de Conservação recebe mais de dez mil visitantes por mês 

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/Sema

Ponto de encontro da comunidade de Sobradinho, o Parque Jequitibás vai receber uma série de melhorias | Foto: Divulgação/Sema

O Parque Jequitibás, muito querido pelos moradores de Sobradinho, foi escolhido como a próxima Unidade de Conservação (UC) que receberá obras de infraestrutura da Força-Tarefa nos Parques. A ação do Governo do Distrito Federal (GDF) é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Brasília Ambiental, sob a execução da Secretaria de Governo, em parceria com outros órgãos do GDF.

A força-tarefa inclui uma lista com mais de 20 itens, como pintura, conserto em banheiros, retirada de restos de poda e árvores caídas, substituição de lixeiras por contêineres fechados, pintura de quadra de esporte, estacionamento e pista de skate. Também haverá reforma na ponte de madeira, remoção de formigueiros, conclusão de parquinho infantil e colocação de portão.

“Este é o 12° parque a receber melhorias”, informa o secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho. O GDF, acentua ele, sabe que os parques são as áreas de lazer preferidas do DF. “Vamos entregar um ambiente mais bonito e com melhores condições de uso à população. E, em breve, vamos disponibilizar internet gratuita e com acesso remoto às instalações, o que vai trazer mais segurança aos visitantes”, afirma.

O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Claudio Trinchão, explica que, com 11 hectares, o Jequitibás oferece ao público trilha ecológica, anfiteatro, pista de skate, parquinho infantil e teatro de arena para apresentações culturais, além de atribuições ecológicas. “Até o final do ano, 20 parques terão recebido intervenções como essas, o que melhora a experiência dos usuários”, adianta.

O passeio de Josuína, Michele e Mirele coincidiu com o dia em que os titulares da Sema, Sarney Filho, e do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão, fizeram uma visita ao local para checar os equipamentos | Foto: Divulgação/Sema

Alegria e tradição

A notícia alegra a população. O Parque Jequitibás é ponto de encontro de toda a comunidade. A família Ferreira da Silva visitou o local na semana passada para fazer um típico programa. A pequena Mirela nem sabia, mas foi preparada para manter uma tradição que faz parte da vida dos seus tios e do seu pai: ser fotografada no Parque Jequitibás. Aos nove meses, ela sorriu como esperava a tia Michele e a avó Josuína e fez bonito diante das câmeras.

A realização do sonho é importante para a matriarca que cuidou dos três filhos e com eles sempre frequentou o Jequitibás. “Eu sempre vinha com eles para brincar e aproveitar o sol”, conta. Ela relembra que, na época, não havia tantos equipamentos de lazer disponíveis; agora, comemora as mudanças que o parque recebeu ao longo do tempo.

Michele reclamou da atual situação da pista de skate e sentiu falta de ipês floridos, que seriam a moldura ideal para o registro do trio para a posteridade. Ao ser avisada que as melhorias estão a caminho, mostrou-se contente. Nos próximos passeios, ela diz, a bebê poderá desfrutar de um ambiente mais bonito e apropriado para as brincadeiras e atividades ao ar livre. De quebra, a tia também aproveitará o ambiente cheio de belezas naturais, por onde corre o Ribeirão de Sobradinho, que dá nome à cidade.

Josuína, por sua vez, demonstra saudosismo. Hoje, conta, mora em Valparaíso, mais longe do lugar tão querido, mas seus olhos voltam a brilhar quando lembra que os filhos continuam na região e que o parque será sempre um porto seguro para acompanhar o crescimento de Mirela e dos outros dois netos. 

Levantamento

O passeio de Josuína, Michele e Mirele coincidiu com o dia em que os titulares da Sema, Sarney Filho, e do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão, fizeram uma visita técnica ao local para averiguar os equipamentos que serão restaurados, dotando a Unidade de Conservação (UC) de uma melhor infraestrutura para receber o público. Até antes da pandemia de Covid-19, cerca de dez mil pessoas frequentavam a área mensalmente. 

* Com informações da Sema e do Brasília Ambiental