09/09/2020 às 10:20, atualizado em 09/09/2020 às 18:10

Skate Park do Riacho Fundo será revitalizado

Ação faz parte do Programa Cidade Sempre Viva, que também vai reformar praça Ayrton Senna, na QS 14

Por Rosi Araújo da Agência Brasília | Edição: Carolina Jardon

Fotos: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

O Skate Park, localizado na Área Central 2 do Riacho Fundo, será completamente revitalizado. Ponto de encontro da juventude daquela cidade, o espaço sofreu com o desgaste do tempo e a falta de manutenção.

Agora, o governo está trabalhando para devolver a área com tudo novinho à comunidade. No plano de obras, estão a recuperação de todas as calçadas, a instalação de meio-fios, reforço da limpeza, pintura, sinalização horizontal, construção de escada de acesso à arquibancada, troca do alambrado, além de uma nova iluminação.

Cerca de 40 trabalhadores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), da administração regional do Riacho Fundo e de outros órgãos trabalham, em parceria, na recuperação de todo espaço. A ação faz parte do programa Cidade Sempre Viva.

Com aproximadamente dois mil metros quadrados, o Skate Park é palco para a prática de esportes radicais como: o skate, patinetes, parkour e bicicross. Todas modalidades que necessitam de um espaço seguro para que ninguém se machuque. De acordo com o presidente da Federação de Skate do DF, Warleiton Dias, a pista não tinha as condições seguras para a atividade. “Há fissuras, desníveis e o piso não é revestido com o material específico”, afirma.

O skatista profissional André Willian, 24 anos, reconhece a iniciativa do GDF em revitalizar e, juntamente com a Federação de Skate do DF, se colocou à disposição para ajudar nas melhorias e adequações das obras. “Temos que ir além de um projeto estético, não é apenas pintar e trocar as grades. É preciso pensar nas condições técnicas, que garantam a boa prática e segurança”, afirmou André Willian.

A administradora da cidade Ana Lúcia Melo destaca que o cuidado, a manutenção e modernização dos espaços públicos têm sido uma marca do GDF no Riacho Fundo.

“O governador Ibaneis Rocha tem muito carinho pela nossa cidade e não mede esforço para que tenhamos cada vez mais conquistas”, destaca a administradora. Ela afirma que num primeiro momento, as obras serão estruturais e mais adiante serão atendidas outras necessidades da comunidade.

O Programa Cidade Sempre Viva trabalha a partir das demandas de cada região administrativa. No Riacho Fundo, por exemplo, são mais de 100 por mês entre pedidos de recolhimento de inservíveis, instalação de placas de sinalização e operação tapa-buracos.

No radar do programa, está também a Praça Ayrton Senna, QS14, que deverá ser revitalizada após a conclusão das ações no Skate Park.