11/09/2020 às 14:55

Cultura autoriza pagar 79% do FAC Prêmios

Um alerta: 8% não enviaram documentos

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Faltam cinco dias para que se encerre o prazo final de recebimento dos documentos do edital FAC Prêmios Brasília 60 anos (publicado no dia 17/8), e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) do Distrito Federal já encaminhou para pagamento 79% dos processos (396). Cada premiado recebe o valor bruto de R$ 4 mil. Foram 500 contemplados, com R$ 2 milhões de aporte para os beneficiários, enquanto atividades presenciais estão interrompidas por conta da Covid-19.

“Nosso empenho venceu qualquer burocracia. Temos, hoje, uma Secretaria trabalhando dia e noite para dar celeridade ao rito de todos os editais, Termos de Fomento e ações do Conecta Cultura (da qual o FAC Prêmios faz parte), para injetar recursos na economia criativa do DF”, observa o secretário Bartolomeu Rodrigues.

Em clima de mutirão e com equipe reforçada tanto para análise quanto para empenho, a Secretaria de Cultura habilita, neste momento, 13% dos restantes dos processos recebidos (64 proponentes) e faz um alerta: 40 premiados (8%) não encaminharam até esta sexta-feira a documentação exigida. Pelo item 8.1 do edital, a entrega de documentação é obrigatória para habilitação, sujeita a perda do prêmio. A documentação será recebida até as 23h59 do dia 16/9 pelo e-mail premiosfac@cultura.df.gov.br. Dúvidas podem ser tiradas no 3325-6267.

Coordenadora do FAC Prêmios Brasília 60 anos, Érica Lewis, subsecretária de Economia Criativa, comanda a equipe de trabalho que analisa os documentos enviados pelos contemplados.“Estamos monitorando de perto a situação dos proponentes e solicitando o envio de documentos. O nosso objetivo é de que esse recurso seja repassado na íntegra. Afinal, esse edital teve esse caráter de ajuda emergencial ao mesmo tempo em que celebrou trajetórias”.

Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa