12/09/2020 às 11:24, atualizado em 12/09/2020 às 12:44

Codeplan publica Atlas do Distrito Federal 2020

Publicação reúne diversas informações sobre o Distrito Federal e sua população

Por Agência Brasília * | Edição: Renata Lu

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

No ano em que Brasília completou seis décadas de existência, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) publicou, neste sábado (12), dia do aniversário de Juscelino Kubitschek, idealizador da capital federal, o Atlas do Distrito Federal 2020, que traz dados atualizados sobre o DF e seus habitantes. Estruturado em eixos temáticos, cada tema é apresentado por meio de mapas, gráficos, imagens e pequenos textos, favorecendo a compreensão das informações de modo visual.

Assista ao vídeo:

A publicação é organizada em oito capítulos, sendo eles: localização geográfica, caracterização ambiental, histórico de ocupação, divisão territorial, meio socioeconômico, infraestrutura urbana, elementos culturais e arquitetônicos e internacionalização de Brasília. Outra novidade desta edição são as versões do atlas em inglês e espanhol, fruto de uma parceria com o Escritório de Assuntos Internacionais do Distrito Federal (EAI-DF), que irá divulgar e distribuir o material às embaixadas e representações internacionais.

A Codeplan também firmou parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) para ampliar a divulgação e distribuição do atlas. O produto será entregue pela Setur às entidades parceiras da secretaria (como organizações turísticas, de eventos e de atração de investimentos da capital), que também apoiarão a divulgação do material.

O governador Ibaneis Rocha, que estará presente no lançamento da publicação, destaca que não será apenas o Estado que se beneficiará com a publicação. “Contendo dados ricamente coligidos e sistematizados sobre o clima, a geologia, a vegetação, o uso do solo, a urbanização e a demografia do Distrito Federal, essa edição do atlas estará a serviço de toda a população” conclui. O chefe do Buriti declarou ainda que “nada mais justo, portanto, do que comemorar os 60 anos de Brasília, cidade transposta dos mapas para a materialidade, com a atualização do Atlas do Distrito Federal.

O presidente da Codeplan, Jean Lima, explica que com a publicação “a Companhia reforça seu papel de aproximar suas pesquisas e produtos ao seu público alvo: técnicos e gestores públicos, sociedade civil, empresários, empreendedores e pesquisadores, ao mesmo tempo em que responde às demandas da população do DF quanto à transparência e à democratização de dados e informações”. Jean ressalta que “ao propor novos conteúdos e a modernização da apresentação dos dados, a Codeplan inova ao transformar o Atlas em dois produtos: uma publicação atrativa e uma ferramenta virtual interativa”.

Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF, ressaltou a importância de dar continuidade ao Atlas do DF, atualizando e transformando o material em uma ferramenta interativa, educadora e de fácil acesso ao cidadão. “Precisamos proporcionar a disseminação do conhecimento territorial, melhorar a difusão de dados e informações e divulgar o DF para o cenário nacional e internacional, e um atlas é uma fonte de informação poderosa. É por meio dele que podemos privilegiar o reconhecimento do DF, convidando a população a se apropriar do conhecimento acerca da realidade vivenciada”.

Para Renata Florentino, diretora de estudos urbanos e ambientais da Codeplan, o Atlas 2020 é um marco celebrativo e informativo dos 60 anos de Brasília. “Num único local, o atlas reúne diversas informações sobre o DF, sua história, economia, características geográficas e de sua população. É um material de consulta e também de contemplação do nosso quadrado” diz.

Kássia Castro, gerente de estudos ambientais da Codeplan, responsável por supervisionar a elaboração do produto, “o Atlas foi pensado para ser uma ferramenta versátil que contempla diversos dados e informações numa mesma publicação, numa linguagem acessível, visando aproximar o cidadão do Estado, por meio da difusão e popularização do conhecimento produzido, dando transparência e visibilidade às ações realizadas pela gestão pública”.

Confira aqui a versão digital, dividida em capítulos.


Serviço

Atlas 2020 do Distrito Federal
Mais informações: (61) 98260-9119 ou por e-mail


* Com informações da Codeplan