14/09/2020 às 18:33, atualizado em 14/09/2020 às 19:09

Muro de arrimo do Lago Veredinha é reconstruído

Cerca de 20 socioeducandos trabalham na primeira parte do serviço, que consiste no assentamento da base que irá receber a alvenaria de pedra

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

O lago Veredinha e sua orla fazem parte do cartão postal de Brazlândia | Foto: Divulgação

Construído na década de 70, o Lago Veredinha é um dos principais pontos de lazer da cidade de Brazlândia, hoje com 87 anos. Por conta da passagem do tempo e da chuva, o muro de contenção da orla, bem deteriorado, apresentou risco de desabamento. Para garantir a segurança no local, o governo está reconstruindo o muro de arrimo. Ou seja, a contenção que suporta a terra para não descer para as águas.

A administração da regional está empenhada na obra e, nesta segunda-feira (14), mais uma vez, recebeu as máquinas e equipes do GDF Presente para somar esforços na recuperação da orla do Veredinhas.

Cerca de 20 socioeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), ligada à Secretaria de Justiça, também foram destacados para a missão. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) contribui nas ações. Disponibilizou caminhões basculantes, retroescavadeira, betoneira e até um trator bob cat. A primeira parte dos trabalhos consiste no assentamento de sólida base que irá receber a alvenaria de pedra.

“Como o muro apresentava problemas, desnivelou a calçada e aí ficou muito perigoso, porque pode causar acidentes, especialmente a pessoas com mobilidade reduzida”, observa Ullisses Araújo, engenheiro da Administração Regional de Brazlândia. “A reforma vai trazer mais segurança ao local”, completa o profissional.

De acordo com o administrador da RA, Jesiel Costa Rosa, há pelo menos quatro anos a estrutura danificada vem ameaçando a integridade física das pessoas que frequentam o lugar. Situação piorada com o surgimento, no ano passado, de uma mina, que teve que ser drenada, para que a reforma de 89 metros lineares de muro fosse feita. O custo dessa iniciativa é de R$ 50 mil, viabilizada graças a emenda parlamentar e a união de forças entre os órgãos e o GDF Presente.

Para garantir a segurança no local, o governo está reconstruindo o muro de arrimo| Foto: Divulgação

Planos futuros

Jesiel Costa lembra que todo o esforço do governo está concentrado na segurança da população e na preservação de um cartão de visita da cidade. “Nossos planos não acabam por aqui”, declara. A ideia, segundo ele, é, no futuro, colocar em prática amplo projeto de melhorias no espaço que visa, entre outras coisas, a criação de um parquinho e a revitalização do complexo esportivo.

“Neste momento, buscamos somente sanar danos estruturais, mas desejamos realizar um projeto mais amplo”, avisa o gestor. “O lago Veredinha e sua orla fazem parte do cartão postal da cidade, atraindo moradores e visitantes. A beleza e tranquilidade da cidade são expressas neste pequeno lago”, comenta o administrador.

Por meio de ação integrada com outros órgãos do GDF, foi possível fazer a pavimentação de mais de 3km de pistas que margeiam a orla, assim como a abertura de uma via de acesso mais rápida, que liga o Setor Veredas ao Hospital Regional de Brazlândia.

“Hoje (14), inclusive, estamos na quadra 7 do Setor Tradicional tocando as obras de pavimentação do acesso ao hospital”, explica o coordenador do Pólo Oeste do GDF Presente, Elton Walcacer. “São mais de 600 metros de troca total do asfalto”, completa.

Morador da cidade desde os anos 70, o aposentado baiano, Waldomiro Brandão, 64 anos, viu o lago símbolo da cidade surgir. Agradece o carinho e cuidado que o espaço tem recebido da gestão Ibaneis Rocha. “Se não me engano, a última limpeza do lago foi em 2008, quer dizer, mais de 10 anos”, lamenta. “É bom saber que tem governante que se preocupa com as reivindicações e bem-estar dos moradores”, diz.