14/09/2020 às 17:17

Um gigante: documentário homenageia 60 anos do Hospital de Base

Maior unidade da rede pública de saúde do DF, estrutura foi projetada por Oscar Niemeyer e construída junto com a capital do país

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Antigo Hospital Distrital, Base agora reúne mais de 4 mil profissionais | Foto: Secretaria de Saúde

Considerado a estrela entre os hospitais públicos do Distrito Federal e um gigante por possuir a maior estrutura física, o Hospital de Base (HB) completou 60 anos neste sábado (12). A história do hospital – projetado por Oscar Niemeyer e construído simultaneamente com Brasília – ganhou mais vida em um documentário feito para homenagear a grandiosidade da unidade de saúde.

A própria concepção do projeto já previa que o hospital seria diferente, um modelo para ser o centro de uma rede hospitalar com outras unidades menores. Com o primeiro nome de Hospital Distrital, o Base foi inaugurado em 12 de setembro de 1960 pelo então presidente da república, Juscelino Kubitschek, mesma data de seu aniversário e poucos meses após ter inaugurado Brasília.

Assista ao documentário

O Hospital de Base atende a população do DF e pessoas que vêm de várias partes do Brasil em busca de atendimento de alta complexidade. Recebe alunos de graduação em Medicina, Enfermagem e outros cursos da área de saúde, bem como profissionais graduados pleiteando vagas nos Programas de Residência Médica e Profissional. Atende, no campo de estágio, a vários convênios da Secretaria de Saúde com instituições de ensino superior e médio.

Linha do tempo informa e homenageia a maior estrutura de saúde do DF | Foto: Secretaria de Saúde

Em 2019, o hospital passou por uma ampla reforma administrativa, de forma a impulsionar um sistema de gestão que já era inovador. O HB passou a ser gerido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), que tem como finalidade desburocratizar a gestão da saúde, agora baseada em metas e indicadores de resultados. A unidade passou a ter autonomia e flexibilidade para solucionar demandas e anseios da sociedade, com manutenção integral do atendimento exclusivo e gratuito aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Números expressivos

A gigante estrutura funciona como uma cidade. São 54 mil metros quadrados de área construída, 695 leitos e 33 especialidades, com destaque para atendimento de trauma, oncologia e neurocirurgia. Entre janeiro de 2019 e julho de 2020 foram feitos pelo Hospital de Base aproximadamente 2,1 milhões de procedimentos de alta complexidade, 1,4 milhões de exames e procedimentos diagnósticos, 408 mil consultas e 19 mil cirurgias.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Quase 85 toneladas de enxoval e roupas hospitalares são lavadas diariamente no Base. No total, mais de 4 mil trabalhadores atuam na unidade, que avança a cada dia. Além disso, aproximadamente 5 mil refeições são servidas todos os dias.

Ao completar 60 anos, o Hospital de Base alcança um alto nível de qualidade e maturidade para prestar mais e melhores serviços à população do Distrito Federal e de todo o Brasil.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde