15/09/2020 às 18:10

Exposição sobre o México mostra ligação com a capital federal

Mostra comemora aniversário da independência mexicana e imagens de seu presidente, Adolfo López, junto a JK, nas obras de construção de Brasília

Por Lívio di Araújo, da Agência Brasilia | Edição: Chico Neto

Nas imagens, destaca-se a participação do presidente mexicano nos eventos de fundação de Brasília | Foto: Divulgação/Setur

A ligação da capital com o México está representada na exposição fotográfica Presença do México desde a fundação de Brasília, em 1960, aberta à visitação na manhã desta terça-feira (15), na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, onde funciona o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Governo do Distrito Federal. Em cartaz até 16 de outubro, a mostra comemora, ainda, o 210º aniversário de independência do maior país da América Central.

Na solenidade de abertura da exposição, o embaixador do México no Brasil, José Ignácio Piña Rojas, lembrou grandes momentos que marcaram as vidas de mexicanos e brasileiros – como a Copa do Mundo de 1970, que, de acordo com as palavras do diplomata, “permeia o imaginário popular de ambos os países”. Rojas frisou que a exposição fotográfica serve como testemunho de momentos que ressaltam a relação dos dois países.

As relações diplomáticas entre Brasil e México estão firmadas há 186 anos, e os países são os principais parceiros comerciais na América Latina. “Tenho certeza de que, se atuarmos cada vez mais juntos, um grande potencial ainda pode ser explorado”, lembrou o vice-governador Paco Britto, que participou do evento representando o GDF. “Os dois países respondem, juntos, por mais de 60% do PIB latino e por metade dessa população [da América Latina], e se empenham para consolidar uma relação bilateral madura e de alto nível”.

A ligação da cidade com o México tem início ainda nos primórdios da capital federal. “Hoje, cumprimos um dos desejos de JK, quando, em 1960, recebeu a visita do então presidente do México, iniciando essa aproximação”, destacou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. Fotos da exposição mostram o encontro entre os dois presidentes da época, Juscelino Kubitschek e Adolfo López Mateos, antes mesmo da inauguração da cidade – mais precisamente, em janeiro de 1960.